VAR e capacidade

Tombense quer mandar final na Zona da Mata, mas deve parar no regulamento

Equipe tinha prazo até o final da última rodada da primeira fase para que seu estádio fosse homologado para utilização do VAR

Por Daniel Ottoni
Publicado em 06 de agosto de 2020 | 18:38
 
 
 
normal

A presença do Tombense na final do Campeonato Mineiro poderia dar ao time da Zona da Mata o direito de fazer o jogo de volta dentro de casa. Isso porque a equipe se classificou na liderança ao final da primeira fase, tendo a vantagem de ser mandante na última partida do campeonato. 

Depois de tal vantagem não conseguir ser usada nas semifinais, o time de Tombos estuda a chance de jogar em casa a grande decisão. "A final em nosso estádio vai depender da FMF. Sabemos da questão do VAR, que teria que ser homologado. Estamos vendo isso e acredito que temos tempo, uma vez que o primeiro jogo da final está marcado para o dia 26. Seria algo inédito e com certeza valorizaria todo o futebol do interior, ainda mais diante do Atlético, um time com grandes jogadores", comenta Lane Gaviole, presidente do time. 

O que deve impedir tal objetivo é a obrigação de que os estádios das semifinais e das finais estejam homologados para utilização do VAR. O prazo para tal autorização era até a última rodada da fase de classificação e a Federação Mineira de Futebol (FMF) não recebeu nenhuma informação, neste sentido, do Tombense. A tendência é que a FMF mande os dois jogos da final em Belo Horizonte. A confirmação deve acontecer nos próximos dias. 

Capacidade

Outro fator que impede o Tombense de mandar o segundo jogo da final no Almeidão, em Tombos, é a capacidade do estádio ser de três mil pessoas. O regulamento informa que o estádio da final precisa ter capacidade mínima de 10 mil pessoas. A pandemia e a ausência de público no estádio não interferem na decisão. Caso tivesse o interesse em jogar a final em outro local, o Tombense também teria que ter informado a FMF com antecedência, o que também não aconteceu. Uma opção para a equipe é procurar o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais. Os dois jogos contra o Atlético estão marcados para os dias 26 e 30 de agosto. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!