Não foi fácil

Brasil vira para cima dos Estados Unidos e encaminha vaga nas quartas de final

Com parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20, Brasil conquista a terceira vitória em Tóquio

Por José Luiz Júnior
Publicado em 30 de julho de 2021 | 01:39
 
 
 
normal

A seleção brasileira se reabilitou nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após a derrota sofrida para a Rússia, por 3 a 0, na última quarta-feira, o Brasil ligou o sinal de alerta. Nesta sexta-feira (30), porém, diante da forte seleção dos Estados Unidos, os comandados do técnico Renan Dal Zotto mostraram que a briga pelo ouro olímpico será dura. Depois de sair em desvantagem e cometer muitos erros na linha de passe, o time brasileiro se recuperou e venceu, de virada, por 3 a 1 (30/32, 25/23, 25/21 e 25/20).

Os destaques do Brasil ficaram por conta do mineiro Lucarelli, Leal, e Wallace, que está de volta ao Sada Cruzeiro. Eles marcaram, respectivamente, 19, 18 e 17 pontos. No lado americano, Anderson somou 22 pontos.

O Brasil volta à quadra neste sábado (31), às 23h05 (de Brasília), quando enfrenta a França, pela quinta rodada do grupo B. Com três vitórias e uma derrota, a seleção brasileira chega a oito pontos e tem a classificação para quartas de final encaminhada.

O jogo
O Brasil não teve vida fácil no primeiro set, apesar de ter ditado o ritmo até a primeira metade do jogo. Ao ver os americanos tirar duas vantagens de três pontos (14/11 e 16/13), o Brasil errou no passe e, consequentemente, encontrou problemas para virar bola. A seleção americana cresceu e, depois de 45 minutos, abriu 1 a 0, com incríveis 32 a 30.

A parcial seguinte começou diferente. O time americano marcou o ataque brasileiro e até o décimo ponto, a disputa foi acirrada. O Brasil abriu 14/10, mas os americanos quebraram a vantagem (14/13), o que fez Renan parar o jogo. A cena se repetiu. Os brasileiros abriram quatro pontos de novo (22/18), mas o que parecia ser fácil, se complicou, após novos erros na recepção e no ataque brasileiro (22/22). O Brasil se acertou e empatou o jogo com o ataque de Alan, aproveitando falha na defesa americana: 25/23.

Empolgado com a vitória, o time brasileiro aproveitou. Leal, Lucarelli e Wallace entraram em ação e, desta forma, o bloqueio americano sofreu. O time brasileiro jogou solto e acertou a linha de passe. Com um pouco mais de tranquilidade, virou o jogo, com ataque pesado de Lucão: 25/21.

A seleção dos Estados Unidos começou o quarto set melhor e abriu 7 a 4. Porém, o Brasil se recuperou, passou à frente (10/8) e engatilhou a vitória. Os americanos se desesperaram e cometeram alguns erros. Assim, o Brasil aproveitou para abrir vantagem com boa distribuição de Bruninho (18/14). Os Estados Unidos esboçaram reação, mas os brasileiros não deram chances e fecharam a partida: 25 a 20.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!