Rivais e favoritas

Vôlei: Campeonato Mineiro começa para 'tirar a poeira' de Praia Clube e Minas

Torneio acontece durante três dias em Uberlândia para fazer os times começarem a pegar ritmo de jogo faltando pouco para a Superliga

Por Daniel Ottoni
Publicado em 20 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

Após um longo período de treinos e um tempo ainda maior sem jogos oficiais, o Campeonato Mineiro feminino de vôlei dará a três dos quatro participantes a chance de fazer partidas em sequência e deixar de lado o 'marasmo' de atividades que já estavam desafiando a rotina. 

Nesta terça-feira, o torneio começa na Arena Praia, em Uberlândia, em formato de pontos corridos, com a definição do campeão acontecendo na quinta-feira. Com exceção do Renata  Country Club Valinhos (SP), que disputou o Campeonato Paulista, Dentil Praia Clube, Itambé Minas e Brasília (DF) farão seus primeiros jogos oficiais, testando o que foi feito de forma incessante nas últimas semanas. O Minas fez um único amistoso, no começo de setembro, contra o Sesi Bauru (SP), quando venceu por 3 a 0.

Dois amistosos contra o Sesc Flamengo (RJ), no Rio de Janeiro, tiveram que ser desmarcados depois de seguidas lesões no time carioca, deixando no time de BH um 'gostinho' de novos encontros que não puderam ser confirmados. Praia e Brasília não fizeram amistosos e terão que buscar o início do entrosamento durante o torneio, que não vai perdoar altos e baixos. O clássico mineiro vai fechar o torneio, tendo tudo para definir o mais novo campeão. 

“Finalmente vamos jogar. Isso é muito bom! Foi uma longa preparação, com 10 semanas de trabalho, apenas com treinos e um amistoso contra o Sesi Bauru. Fizemos uma boa preparação e é claro que não estamos totalmente prontos para mostrar um jogo perfeito. É provável que falte um pouco de ritmo de jogo, que é normal para início de temporada. Vamos para Uberlândia confiantes e em busca de evolução”, comenta Nicola Negro, técnico do Minas.  

O Praia, jogando em casa, vai defender o título da última temporada, contando com o elenco de maior investimento no cenário brasileiro.

O time de Uberlândia manteve boa parte do elenco, como o técnico Paulo Coco, as líberos Laís e Suelen, a levantadora Claudinha, as pontas Fernanda Garay e Michele, as opostas Brayelin Martinez e Monique e as centrais Angélica, Walewska e Carol. Os reforços ficaram por conta da levantadora Lyara, central Jineiry Martinez, irmã de Brayelin, da ponta holandesa Anne Buijs e da sua companheira de posição Mari Paraíba. 

O Minas também contou com reforços internacionais, conseguindo manter quase todo o elenco. Chegaram as norte-americanas Danielle Cuttino (oposta) e Megan Hodge (ponta), além da central Lara Nobre, da ponta Priscila Daroit e da levantadora Priscila Heldes. Seguiram no time a levantadora Macris, as centrais Carol Gattaz e Thaisa, a líbero Léia, as pontas Kasiely.

 “Vai ser muito bom voltar a jogar. Será bom para a gente sentir como a equipe está neste início de temporada. Depois de tanta coisa que vem acontecendo, voltar a jogar será muito bom. Com certeza teremos jogos interessantes. Sabemos que ainda falta muito para chegar ao nosso nível ideal, mas vamos colocar em prática o que a gente vem treinando nesses dois meses de preparação. Estou ansiosa para voltar a jogar e espero que a gente consiga fazer uma boa competição para voltar de lá com a vitória”, reforça a central Carol Gattaz, do Minas. 

Confira os jogos do Campeonato Mineiro Feminino

20 de outubro, terla-feira

18h - Itambé Minas x Brasília Vôlei

20h - Dentil/Praia Clube x Country Club Valinhos

21 de outubro, quarta-feira

18h - Country Club Valinhos x Itambé Minas

20h - Brasília Vôlei x Dentil/Praia Clube

22 de outubro, quinta-feira

18h - Brasília Vôlei x Country Club Valinhos

20h - Dentil/Praia Clube x Itambé Minas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!