Bagagem

Vôlei: Henrique Furtado parte para 'voo solo' após 10 anos de Sada Cruzeiro

Treinador assume Montes Claros, agora sem vínculo com o time celeste, que lhe deu experiência e oportunidades para encarar o novo momento

Por Daniel Ottoni
Publicado em 27 de abril de 2021 | 08:27
 
 
normal

É recorrente entre as pessoas que trabalharam com o técnico Marcelo Mendez, no Sada Cruzeiro, a afirmação dos aprendizados que tiveram com o argentino, que levou o clube do Barro Preto a sequência de 39 títulos dentro e fora do país na última década. Marcelo esteve cercado de 'escudeiros', que eram, ao mesmo tempo, um 'braço direito', além de aprendizes.

Um deles é Henrique Furtado, de 36 anos, que sai, de forma definitiva, do clube celeste, para 'voo solo'. Na última década, Henrique chegou a trabalhar em outros times como Lavras, Juiz de Fora e Montes Claros. Mas sempre vinculado à Raposa, sendo cedido para ganhar experiência, contribuir com outras equipes do Estado e retornar ainda melhor. A partir da próxima temporada, Henrique retorna ao Montes Claros para assumir a função de treinador.

"É uma mistura de sentimentos. Sinto respeito e gratidão pelo clube em que eu trabalhei nos últimos 10 anos. Foi fundamental para o meu crescimento a chance de conviver com o Marcelo e com outros grandes profissionais do esporte, dentro de um clube que se tornou gigante. O fato de ir trabalhando em outras equipes foi me preparando para outras realidades e sabia que em algum momento isso iria acontecer. Estou empolgado com o novo desafio que tenho logo adiante e espero fazer um grande trabalho", comenta Henrique, que foi assistente da equipe juvenil e treinador da equipe infanto-juvenil e também da equipe B.

"Isso me permitiu aprender muito e viver 24h por dia diferentes etapas de desenvolvimento de uma equipe e diferentes processos de formação dos atletas. Dentro deste clube, pude aprender o que um treinador precisa para fazer bem o seu trabalho e me sinto preparado para qualquer desafio", garante. 

Casa (nem tão) nova

Henrique esteve no MOC na penúltima edição da Superliga, tendo no elenco muitos jogadores jovens. É certo que Henrique vai contar, no elenco, com atletas que conhece bem, alguns deles com passagem pela base do Sada Cruzeiro. Um deles deve ser de Henrique Adami, que estava no Vôlei Guarulhos (SP). Já foram confirmados o líbero Gian Moraes e a renovação do ponta Ceará e do central Jô. Nos bastidores, fala-se sobre o experiente Cesinha como segundo levantador. 

"Acredito que jogadores experientes sejam muito importantes, mas o fundamental é que sejam bons jogadores. Estamos buscando esse equilíbrio entre experiência e juventude sempre aliado a qualidade técnica e ao caráter. O nosso presidente tem buscado no mercado jogadores que possam vestir essa camisa da melhor forma possível para encarar os grandes desafios que temos adiante. Os atletas precisam ter ambição em vestir essa camisa. Estou feliz pelos jogadores que já foram anunciados e pelo caminho que estamos indo", declara. 

"Conheço os jogadores que vão chegar, seja por ter trabalhado junto ou por estar sempre estudando os que estava enfrentando. Procuro acompanhar o máximo de jogos e diferentes ligas ao redor do mundo e estar preparado para contribuir com o que for necessário em todos os momentos", indica o treinador. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!