Aprendizado fora do país

Vôlei: pontas da seleção carregam para os treinos experiência internacional

Lucarelli e Gabi ajudaram seus times a chegarem na final da Champions antes de se apresentar em Saquarema pensando na Liga das Nações e Olimpíada

Por Daniel Ottoni
Publicado em 18 de maio de 2021 | 07:24
 
 
 
normal

Algumas das principais referências das seleções de vôlei do Brasil chegam com experiência no exterior para tentar fazer a diferença dentro de quadra. 

No time feminino, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, a ponta Gabi terminou a segunda temporada pelo Vakifbank, da Turquia, uma das equipes de maior investimento no planeta, que fez a jogadora ter uma nova visão de como o vôlei é praticado e vivenciado no Velho Mundo. 

Por pouco, Gabi não fechou a última temporada como campeã da Champions Leangue, perdendo na grande decisão para o Conegliano, da Itália. 

A jogadora, natural de Belo Horizonte, treina com a seleção em Saquarema, se preparando para a Liga das Nações, que começa no final deste mês. 

"Aprendi bastante nesse período na Turquia. Tivemos bons resultados e por pouco não ficamos com o título da Champions. Agora o foco é na preparação do Brasil para uma temporada especial com os Jogos de Tóquio. Já fiz bons treinos com a equipe e vejo todo o grupo focado e com um clima muito legal de trabalho. Primeiro vamos ter a Liga das Nações que será uma boa preparação e um termômetro para Tóquio. É muito bom estar de volta", comenta a jogadora, que rumou para a Europa depois de se destacar no Itambé Minas. 

Outra referência, mas do time masculino, é o ponta Lucarelli, que teve a primeira experiência internacional ao defender o Trentino, da Itália, que também chegou até a final da Champions, quando seu time caiu para os poloneses do Kedzierzyn-Kozle na decisão.

Lucarelli sabe a importância de fazer uma boa preparação para a Liga das Nações, competição que vai servir como um 'teste de fogo' para a Olimpíada.

"A emoção que eu vivi nos Jogos do Rio é algo indescritível. Trabalhamos todo esse ciclo em busca de um grande resultado em Tóquio. Falta muito pouco para podermos viver esse momento novamente. A Liga das Nações será uma grande preparação para Tóquio e vamos seguir trabalhando muito forte. É muito bom estar de volta à Saquarema, um lugar muito especial na minha carreira”, destaca o jogador, que foi campeão olímpico nos Jogos de 2016.

A Liga das Nações será realizada em sistema de 'bolha' anunciada pela FIVB na cidade de Rimini, na Itália, em ambos os naipes. A competição acontecerá entre os dias 25 de maio e 27 de junho.

TABELA VNL (primeiras rodadas)

FEMININO

25.05 – Brasil x Canadá – 16h

26.05 – Brasil x República Dominicana – 13h

27.05 – Brasil x Estados Unidos – 16h

MASCULINO

28.05 – Brasil x Argentina – 16h

29.05 – Brasil x Estados Unidos – 16h

30.05 – Brasil x Canadá – 13h

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!