Voleibol pelo mundo

Vôlei: Sob comando de brasileiro, seleção do Bahrein conquista medalha histórica

O técnico Issanayê Ramires celebrou a primeira medalha de Bahrein em um campeonato asiático

Por Débora Elisa
Publicado em 19 de agosto de 2022 | 11:32
 
 
 
normal

Muito longe do Brasil, um brasileiro fez parte de uma conquista histórica no vôlei mundial. O técnico Issanayê Ramires, comandante da seleção de Bahrein, liderou o elenco na conquista da primeira medalha em campeonato asiático em sua história: o terceiro lugar na Copa da Ásia.

O bronze, segundo o treinador, teve gosto de ouro. Antes, o melhor resultado do país em um campeonato do continente, um dos mais disputados do mundo, havia sido um oitavo lugar há mais de uma década.

E o feito foi ainda mais relevante considerando que, pelo caminho, os estreantes na competição precisaram encarar a China, seleção que bateu o Brasil na edição mais recente da Liga das Nações e, mais tarde, levantou o troféu da disputa. Além disso, também encararam a forte seleção do Irã, uma das principais potências do vôlei mundial.

Na partida da disputa pelo terceiro lugar, no último dia 14 de agosto, a seleção do Bahrein, que atualmente é a 66ª no ranking mundial, surpreendeu ao bater a Coreia, time que disputou a Copa Challenger recentemente e brigou por uma vaga na elite do vôlei. O placar foi um brigado 3 a 0, com parciais de 25-23, 27-25 e 32-30.

"Estamos em um processo de três anos trabalhando no Bahrein e tivemos a oportunidade de, mais uma vez, mostrar o trabalho dos brasileiros. Essa medalha foi muito importante para o país, que nem de longe tem o mesmo investimento que outras equipes. Com um trabalho árduo no dia a dia, acreditando em nossos princípios, valores e na metodologia, conseguimos esse resultado que teve um impacto muito grande na região asiática", comentou o técnico.

Além da medalha, dois atletas ainda figuraram na tradicional 'seleção do campeonato', que premia os melhores jogadores por posição. O líbero, Husain Sultan e o ponteiro Mohamed Abdula foram selecionados. 

O técnico brasileiro Issanayê Ramires faz parte de um programa da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) que visa o desenvolvimento do esporte pelo mundo. Natural de Belo Horizonte, tem passagem de mais de 10 anos no Minas Tênis Clube, além de ter assumido a seleção mineira e seleção brasileira de base.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!