Sabe aquela pergunta clássica: "O que o seu 'eu' mais velho diria para o seu 'eu' mais jovem?". Essa ideia, que antes parecia restrita à ficção, pode em breve se tornar realidade. Isso graças a cientistas dos EUA que estão desenvolvendo uma forma de usar a Inteligência Artificial (IA) para construir uma versão futura de você mesmo.
O projeto, intitulado "Future You" ("Futuro Você", em tradução livre), é liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O sistema que eles estão desenvolvendo é uma espécie de "memória sintética", capaz de replicar aspectos de uma pessoa com base em suas características atuais.
De forma simplificada, o sistema cria uma versão da pessoa com 60 anos, baseada em quem ela é hoje e também em simulações sobre possíveis cenários futuros. A ideia principal é permitir que o "eu-presente" converse com o "eu-futuro" para receber conselhos e insights sobre a vida.
O Science Daily relatou que um estudo inicial descobriu que, após interagir com sua versão futura por cerca de meia hora, as pessoas relataram uma redução na ansiedade e se sentiram mais conectadas com seus "eus" futuros.
De acordo com Pat Pataranutaporn, um dos cientistas envolvidos no projeto, ainda há muito a ser desenvolvido, mas os primeiros resultados para a saúde mental são promissores. "Ainda não temos uma máquina do tempo real, mas a IA pode ser uma espécie de máquina do tempo virtual. Podemos usar essa simulação para ajudar as pessoas a refletirem mais sobre as consequências das escolhas que estão fazendo hoje."
(Com informações de Daily Star)