"Planejamos continuar lançando grandes títulos de jogos single-player todos os anos, a partir do próximo ano fiscal em diante.” Foi o que disse Hiroki Totoki, presidente da Sony Interactive Entertainment durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa nesta sexta-feira (08/11). Vale lembrar que, para o próximo ano, o PS5 já tem confirmado os jogos Ghost of Yotei, sequência de Ghost of Tsushima; e Death Stranding 2. O período fiscal de 2025 começa a partir de 1º de abril.

Próximos jogos para PlayStation 5

Além de Ghost of Yotei e Death Stranding 2, está em produção para PS5 o jogo Marvel's Wolverine, desenvolvido pela Insomniac Games, cujo trailer foi divulgado no PlayStation Showcase em 2021 e ainda não há informações oficiais sobre data de lançamento.

Tradição em single-players

De forma geral, a Sony tem a tradição de lançar um título single-player AAA todos os anos:

  • 2020: Marvel's Spider-Man: Miles Morales;
  • 2021: Ratchet & Clank: Rift Apart;
  • 2022: Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok;
  • 2023: Marvel's Spider-Man 2.

Em 2024 não houve um lançamento importante first party da empresa, mas a Sony publicou Until Dawn, Rise of the Ronin e Stellar Blade. A opinião dos fãs sobre a “falta de jogos” para PlayStation 5 se dá com o aumento quantidade de anúncios de jogos remasterizados para o console, como The Last of Us Part II, Horizon Zero Dawn, Days Gone, Demon’s Souls e outros mais.

De acordo com o portal The Gamer, não está claro se Totoki está se referindo especificamente a estúdios que são totalmente de propriedade da Sony, ou a todos os jogos publicados pela Sony Interactive Entertainment. “Por exemplo, a Kojima Productions está lançando Death Stranding 2: On the Beach no ano que vem, e o jogo é publicado pela Sony, mas a Kojima Productions é um estúdio independente. Totoki se refere a Ghost of Yōtei, mas não a Death Stranding 2 em sua citação, então talvez ele esteja se referindo apenas aos estúdios first-party da empresa.”

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Respostas às críticas após fracasso de Concord

Durante o evento, Totoki falou sobre Concord, jogo desenvolvido pela Firewalk Studios e publicado pela Sony em agosto deste ano, que não foi bem aceito pela comunidade, descontinuado em setembro e provocando um rombo de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão). 

“Atualmente, ainda estamos em processo de aprendizagem. E basicamente, no que diz respeito ao novo IP, claro, não se sabe o resultado até realmente o experimentar [...] Então, para nós, para a nossa reflexão, provavelmente precisaremos de muitas portas, incluindo testes de utilizador ou avaliação interna, e o momento de tais portas. E depois precisamos de os apresentar, e deveríamos ter feito essas portas muito antes do que fizemos”, disse.