O ano de 2024 chegou ao fim, e este é o momento de colocar na ponta da caneta o desempenho do mercado global de jogos eletrônicos ao longo do último calendário. Um levantamento realizado pela GamesIndustry.biz, plataforma referência na indústria gamer, revelou que o setor quase não cresceu no ano passado, se comparado aos números de 2023.

As informações levam em consideração dados da Newzoo, Sensor Tower, Fancensus e Famitsu, empresas especializadas em análise de inteligência do mercado gamer.

Pouco crescimento da indústria

Em seu infográfico, a GamesIndustry.biz mostrou que o mercado global de jogos eletrônicos teve uma receita de US$ 184.3 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,1 trilhão) no ano de 2024. O que signfica um tímido crescimento de 0,2% em relação ao ano anterior (2023).

Confira o desempenho individual para cada plataforma: jogos para PC, para dispositivos móveis e para consoles ao longo de 2024:

  • PC: representaram 23%; US$ 41.5 bi (R$ 253 bi) de arrecadação - uma perda de 0,2%;
  • Dispositivos móveis: representaram 50%; US$ 92.5 bi (R$ 572 bi) de arrecadação - um aumento de 2,8%;
  • Consoles: representaram 27%; US$ 50.3 bi (R$ 311 bi) de arrecadação - uma queda de 4%.

Vendas de mídia física e mídia digital

Ainda, o levantamento trouxe um comparativo das vendas entre os jogos de mídia física e mídia digital. A tendência segue com o aumento da preferência nos jogos digitais e a queda dos tradicionais CDs.

Em 2024, o valor total de arrecadação com a venda de jogos se deu da seguinte forma: 95.4% foram games de mídias online, enquanto os outros 4,6% foram vendas de mídias físicas.

  • Mídia física: US$ 8.5 bi (R$ 52 bi) de arrecadação em vendas em 2024; uma queda de 9,4% em relação a 2023;
  • Mídia digital: US$ 175.8 bi (R$ 1 bi) de arrecadação em vendas em 2024; um aumento de 0,7% em relação a 2023.

Comparativo entre PC e consoles

Para se ter uma ideia, este comparativo mostra o desempenho de vendas de jogos físicos e digitais entre PC e consoles. Para computador, 99% dos jogos vendidos foram mídias online, e apenas 1% foram discos físicos. Já para consoles a disparidade foi um pouco menor: games digitais representaram 84% das vendas, enquanto os CDs marcaram presença em 16% de receitas.

Retrospectiva 2024 dos games: consoles, jogos e os principais destaques

Companhias mais faladas

O resumo de 2024 da indústria dos jogos eletrônicos realizado pela GamesIndustry.biz revelou quais foram as companhias mais faladas durante o último ano, levando em consideração artigos publicados na internet que citam as empresas. Confira o top-10:

  1. Xbox;
  2. PlayStation;
  3. Nintendo;
  4. Microsoft;
  5. Sony;
  6. Nvidia;
  7. Ubisoft;
  8. Eletronic Arts;
  9. Actvision Blizzard;
  10. Epic Games.

Se destacam, no top-5, a Microsoft com seu Xbox e a Sony com o PlayStation. O primeiro videogame foi citado 238,365 vezes em 2024 (22,82% menos que 2023), já o segundo console foi abordado em 207,007 oportunidades no ano passado (22,78% menos que 2023).

Todos os detalhes e estatísticas do infográfico anual da comunidade gamer em 2024 você pode conferir clicando aqui.