O ano de 2024 chegou ao fim, e este é o momento de colocar na ponta da caneta o desempenho do mercado global de jogos eletrônicos ao longo do último calendário. Um levantamento realizado pela GamesIndustry.biz, plataforma referência na indústria gamer, revelou que o setor quase não cresceu no ano passado, se comparado aos números de 2023.
As informações levam em consideração dados da Newzoo, Sensor Tower, Fancensus e Famitsu, empresas especializadas em análise de inteligência do mercado gamer.
Pouco crescimento da indústria
Em seu infográfico, a GamesIndustry.biz mostrou que o mercado global de jogos eletrônicos teve uma receita de US$ 184.3 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,1 trilhão) no ano de 2024. O que signfica um tímido crescimento de 0,2% em relação ao ano anterior (2023).
Confira o desempenho individual para cada plataforma: jogos para PC, para dispositivos móveis e para consoles ao longo de 2024:
- PC: representaram 23%; US$ 41.5 bi (R$ 253 bi) de arrecadação - uma perda de 0,2%;
- Dispositivos móveis: representaram 50%; US$ 92.5 bi (R$ 572 bi) de arrecadação - um aumento de 2,8%;
- Consoles: representaram 27%; US$ 50.3 bi (R$ 311 bi) de arrecadação - uma queda de 4%.
Vendas de mídia física e mídia digital
Ainda, o levantamento trouxe um comparativo das vendas entre os jogos de mídia física e mídia digital. A tendência segue com o aumento da preferência nos jogos digitais e a queda dos tradicionais CDs.
Em 2024, o valor total de arrecadação com a venda de jogos se deu da seguinte forma: 95.4% foram games de mídias online, enquanto os outros 4,6% foram vendas de mídias físicas.
- Mídia física: US$ 8.5 bi (R$ 52 bi) de arrecadação em vendas em 2024; uma queda de 9,4% em relação a 2023;
- Mídia digital: US$ 175.8 bi (R$ 1 bi) de arrecadação em vendas em 2024; um aumento de 0,7% em relação a 2023.
Comparativo entre PC e consoles
Para se ter uma ideia, este comparativo mostra o desempenho de vendas de jogos físicos e digitais entre PC e consoles. Para computador, 99% dos jogos vendidos foram mídias online, e apenas 1% foram discos físicos. Já para consoles a disparidade foi um pouco menor: games digitais representaram 84% das vendas, enquanto os CDs marcaram presença em 16% de receitas.
Retrospectiva 2024 dos games: consoles, jogos e os principais destaques
Companhias mais faladas
O resumo de 2024 da indústria dos jogos eletrônicos realizado pela GamesIndustry.biz revelou quais foram as companhias mais faladas durante o último ano, levando em consideração artigos publicados na internet que citam as empresas. Confira o top-10:
- Xbox;
- PlayStation;
- Nintendo;
- Microsoft;
- Sony;
- Nvidia;
- Ubisoft;
- Eletronic Arts;
- Actvision Blizzard;
- Epic Games.
Se destacam, no top-5, a Microsoft com seu Xbox e a Sony com o PlayStation. O primeiro videogame foi citado 238,365 vezes em 2024 (22,82% menos que 2023), já o segundo console foi abordado em 207,007 oportunidades no ano passado (22,78% menos que 2023).
Todos os detalhes e estatísticas do infográfico anual da comunidade gamer em 2024 você pode conferir clicando aqui.