A versão latina do maior evento mundial de games, gamescom latam 2025, começa nesta quinta-feira (1º) no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, que acontece até o domingo (4), reunirá mais de 40 publishers do mercado de jogos eletrônicos. Com expectativa de reunir mais de 150 mil visitantes, a segunda edição chega com mais do que o dobro do tamanho da edição anterior e um line-up de peso.

Os visitantes terão acesso a 400 títulos distribuídos em mil estações de jogos nos 70 estandes montados no local. Entre os destaques estão Garena Delta Force, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2, FragPunk, Solasta II, HUNTER×HUNTER NEN×IMPACT, Double Dragon Revive e Assassin's Creed Shadows.

Empresas como Nintendo, ID@Xbox, Bethesda, Activision, Epic Games, Roblox, Warner Bros. Games, Bandai Namco, Ubisoft, CD Projekt Red, Supercell, Garena, SEGA, Konami, Gravity, Niantic e NetEase confirmaram participação. O evento apresentará 120 lançamentos de jogos, incluindo anúncios e trailers exclusivos.

A programação ainda inclui testes de jogos, encontros com influenciadores, cosplayers, paineis, anúncios e campeonatos de e-sports. Os palcos da gamescom latam contarão com 250 horas de conteúdo durante os quatro dias.

Nomes de peso e jogos consagrados

Personalidades do setor de games marcarão presença, como Bo Andersson Klint, executivo por trás de títulos como PayDay 1 & 2 e Dead by Daylight; Chris Charla, da Microsoft; Guillaume Provost, fundador da Compulsion Games; Henk Rogers, co-fundador da The Tetris Company; e Shuhei Yoshida, ex-chefe de Indies da Sony. O skatista brasileiro Bob Burnquist também participará para promover Tony Hawk's Pro Skater 3+4 da Activision.

A Warner Bros. Games chega com títulos aguardadíssimos como Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy, enquanto a ID@Xbox apresentará 14 destaques de sua linha de indies. Já a Supercell, conhecida pelos sucessos mobile como Brawl Stars e Clash Royale, promete movimentar o público com ativações e jogatinas dinâmicas. A Gravity, por sua vez, traz para a feira o aclamado Ragnarok América Latina e Gunbound, em um espaço que promete atrair tanto fãs nostálgicos quanto novos jogadores.

Outro grande destaque é a presença da Level Infinite, publisher global da Tencent, com um portfólio recheado de novidades e experiências jogáveis para o público. A Niantic estará presente com o universo de Pokemon GO, possibilitando interações únicas no evento.

Competições e encontros com criadores

Para os fãs de competições, a arena de e-sports oferecerá 20 horas de campeonatos oficiais, incluindo a CBBS de Brawl Stars e a Pro Kompetition de Mortal Kombat 1. O evento também contará com showmatches de EA Sports FC, Fornite Ballistic, Garena Delta Force, Valorant e Clash Royale.

Os visitantes poderão participar de sessões de meet & greet com criadores de conteúdo como Bagi, Matt, FunBabe, Guaxinim, Himaru, Choke, Pac, ovirtuu, ChefOtto e Mustache. Integrantes da Creative Squad como Onerb, Chip, Caduxinn e Nait também estarão presentes, além de nomes do Valorant como Tixinha, Forsaken e Xarola.

A programação também incluirá conteúdos internacionais transmitidos diretamente do palco principal, além do aguardado FGS Live From gamescom latam, com trailers, lançamentos e anúncios especiais, que trará o Latin American Games Showcase em sequência, com a apresentação dos melhores games latinos.

Áreas especiais e horários

O evento funcionará em horários diferentes conforme o dia. Na quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio), o público poderá entrar das 9h30 às 21h. No sábado (3), o horário será das 11h às 21h, e no domingo (4), das 11h às 20h.

A área indie e o BIG Festival apresentarão títulos concorrentes às premiações de melhores jogos independentes do ano. Os entusiastas de realidade virtual poderão visitar a área BIG Festival xr/vr, dedicada a jogos em realidade virtual.

Além disso, os visitantes poderão explorar a área de jogos de tabuleiro, tirar fotos com cosplayers, conferir a artists area com artes exclusivas, e assistir a palestras com especialistas e nomes consagrados da indústria.

Para quem estiver de olho em tendências e oportunidades de carreira, a área B2B da gamescom latam 2025 reunirá profissionais, publishers, estúdios e investidores do mundo todo. A plataforma de matchmaking do evento, agora conectada à rede gamescom biz, já reúne mais de 1.000 empresas cadastradas e seguirá ativa até outubro de 2025 para marcação de reuniões de negócios online.