Na ordem natural das coisas, tudo tem seu início, meio e fim. Na indústria gamer não é diferente, já que a evolução das tecnologias fez com que os consoles chegasssem até o nível atual de excelência. Apesar de ser possível aproveitar gráficos hiperrealistas, cinemáticas semelhantes a de filmes hollywoodianos e histórias que ultrapassam mais de 200 horas, o show tem que continuar. Tanto, que os videogames Nintendo, PlayStation e Xbox já estão 'com um pé' na próxima geração.

Nintendo Switch 2 já foi lançado

Após oito anos do primeiro, o Nintendo Switch 2 foi lançado em 2025 como o videogame portátil de nova geração da Big N. O console pode ser comprado por R$ 4.499,90. Já o Nintendo Switch 2, acompanhado da versão digital do jogo Mario Kart World, custa R$ 4.799,90.

Achou Switch 2 caro? Nintendo diz que primeira versão do videogame "é uma opção"

O novo modelo mantém a característica híbrida do Switch original, permitindo três modos de jogo: conectado à TV, semiportátil ou completamente portátil. Ele possui tela tátil LCD de 7,9 polegadas com suporte a HDR e taxa de atualização de até 120 fps. A base do Switch 2 oferece compatibilidade com resolução 4K quando conectada a uma TV compatível. O armazenamento interno é de 256 GB, com possibilidade de expansão através de cartões microSD Express vendidos separadamente.

O Nintendo Switch 2 mantém compatibilidade com jogos do modelo anterior, tanto em versões físicas quanto digitais. Os novos controles Joy-Con 2 se encaixam magneticamente ao console e incluem o modo mouse como novidade. O aparelho suporta modos multijogador local, local sem fio e online

Mario Kart World, Donkey Kong Bananza e mais: os novos jogos para Nintendo Switch 2

PlayStation 6 a caminho?

Lançado em 2020 e prestes a completar cinco anos de mercado, o PlayStation 5 é o atual videogame da Sony. Apesar do PS5 ter mais usuários ativos que no PS4 pela primeira vez desde seu lançamento e ter sido o videogame mais vendido em 2024 na Europa, o PlayStation 6 já é pensado pela empresa. "Embora não possamos compartilhar mais detalhes neste momento, o futuro da plataforma é nossa prioridade", disse o CEO da Sony, Hideaki Nishino durante reunião de negócios.

O chefão do PlayStation eforçou que o 'grande' ecossistema de jogadores conectados no PS4 e PS5 gera o interesse da Sony na estratégia para os consoles da próxima geração. Ainda durante o posicionamento oficial da empresa, ficou subentendido que existe a ideia de que a próxima geração continue a ser um dispositivo de mesa.

"Os jogos em nuvem estão cada vez mais oferecendo uma opção adicional para os jogadores acessarem conteúdo, mas acreditamos que a maioria dos jogadores continua querendo experimentar os jogos por meio da execução local, sem depender das condições da rede", disse Nishino.

PS5 Pro é o videogame mais recente - e mais poderoso da Sony atualmente no mercado.

Microsoft confirma próxima geração do Xbox

No dia 17 de junho de 2025, a Microsoft anunciou que está 'construindo a próxima geração de dispositivos originais e nuvem', que inclui a nova geração do videogame Xbox, em parceria com a AMD, fabricante de componentes eletrônicos. "Desempenho de ponta, gráficos de ponta, jogabilidade inovadora e compatibilidade incomparável. Fique ligado para o que vem por aí", disse o comunicado oficial da empresa.

A revelação, feita em um vídeo apresentado por Sarah Bond, presidente do Xbox, esclareceu que o objetivo da Microsoft é 'criar uma plataforma de jogos que esteja sempre com o usuário, que seja possível jogar em todos os dispositivos e que não esteja restrita a uma única loja ou vinculada a um único aparelho'.

O que se sabe do novo videogame Xbox

Logo no início do ano, em janeiro, um vazador especializado na franquia Call of Duty teorizou sobre a nova geração do Xbox da Microsoft. De acordo com TheGhostOfHope, Xbox Prime poderia ser a nomenclatura incial do projeto que pode suceder os consoles Series X|S. Ainda, na rede social X, o perfil acredita que a nova geração do videogame poderia ser lançado no final do ano de 2026, sendo uma antecipação da Microsoft em relação ao lançamento do PlayStation 6, já pensado pela Sony.

Queda de vendas do Series X|S

Um dos prováveis motivadores dessa estratéria da Microsoft são os números de vendas dos atuais videogames da empresa. Apesar de ter sido um dos assuntos mais comentados entre a comunidade gamer em 2024, os Xbox Series X|S sofreram o duro golpe da queda de 48% em suas vendas na Europa em 2024. A estatística foi revelada no balanço Games Sales Data, publicado pela VideogamesEurope, plataforma especializada na indústria dos jogos eletrônicos no Velho Continente.

Microsoft tem trabalhado ativamente no mercado

O anúncio do desenvolvimento de novos dispositivos do ecossistema Xbox, incluindo o próximo console, mostra que a Microsoft tem trabalhado ativamente no mercado, já que recentemente revelou mundialmente seu primeiro videogame portátil, o ROG Xbox Ally. Vale ressaltar que o dispositivo, assim como a parceria com a AMD, é fruto de um trabalho conjunto com a Asus.