Na quarta-feira (2 de julho), a Microsoft decidiu por demitir 4% de seus funcionários em todo o mundo, significando um total de 9 mil pessoas. Decisão essa que afetou diretamente a divisão de seu videogame, o Xbox. O resultado desse profundo corte resultou no fechamento de um estúdio e no cancelamento de, inicialmente, três jogos em desenvolvimento. Confira em O TEMPO Games todos os detalhes das mudanças na empresa e os impactos no console.

Estúdio fechado e demissões em outras empresas

Fundada em 2018 pela Microsoft, o estúdio The Initiative Inc. sofreu com a onda de demissões e foi fechado pela empresa. Também criada pela companhia e responsável pela série Forza Motorsport, a desenvolvedora Turn 10 teve aproximadamente 50% dos funcionários demitidos na quarta-feira (2/7). ZeniMax, Raven Software e Sledgehammer Games, estúdios subsidiários da Microsoft, também tiveram cortes no quadro de pessoal.

Jogos cancelados pela Microsoft

Com o fechamento do estúdio The Initiative Inc, o reboot de Perfect Dark produzido pelo pessoal foi cancelado - pouco mais de um ano após sua gameplay ter sido revelada no Xbox Games Showcase 2024. Também o Projeto Blackbird, um MMPORG, foi prontamente descontinuado já que o estúdio responsável Zenimax sofreu com demissões. Também Everwild, uma nova IP do estúdio Rare, foi cancelado em meio aos cortes realizados pela Microsoft no dia 2 de julho de 2025. Vale ressaltar que a desenvolvedora é responsável por Sea of Thieves.

Demissões em sequência

Esse corte de 9 mil pessoas realizado pela Microsoft acontece dois meses após a companhia ter demitido 6 mil trabalhadores em maio. Também não é a primeira vez que a empresa fecha um estúdio: em 2024, quatro desenvolvedoras foram descontinuadas: Alpha Dog, Arkane Austin, Roundhouse Studios e Tango Gameworks; essa última que, em junho, reabriu seu escritório em junho deste ano e revelou que está trabalhando em um novo jogo de ação ainda não anunciado.

Apesar das justificativas, comunidade gamer criticou a decisão

Em comunicado, a Microsoft justificou que a nova leva de demissões: "Continuamos implementando as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa e suas equipes para o sucesso em um mercado dinâmico". Apesar disso, a reação da comunidade gamer foi com duras críticas. Confira: