Após o recém-lançamento do jogo exclusivo de PlayStation 5 Helldivers 2 no Xbox Series X|S, a Sony se manifestou oficialmente sobre a estratégia de lançar seus títulos no videogame rival. Julien Chièze, YouTuber francês que acompanha a indústria gamer há quase 30 anos, questionou a empresa o motivo do lançamento do game no console da Microsoft. A resposa foi: "caso a caso".
"A estratégia atual da Sony Interactive Entertainment é avaliar jogos de serviço que expandam a base de usuários e ofereçam cross-play. Analisaremos cuidadosamente cada um dos nossos títulos de serviço, caso a caso", esclareceu a companhia sobre o lançamento de jogos do PS5 no Xbox Series.
Apesar de, no momento, possuir apenas Helldivers como jogo de serviço exclusivo e já ter cancelado 8 projetos de jogos single-player famosos que seriam online, a Sony dá a entender que não vai lançar qualquer franquia própria no console rival no mercado.
Fim da 'guerra de consoles'?
Neste ano de 2025, a Microsoft adotou a tendência de expandir seus títulos anteriormente exclusivos para outras plataformas. Jogos como Forza Horizon 5, Indiana Jones e o Grande Círculo, Hi-Fi Rush, Senua’s Saga: Hellblade II e Gears of War também deixaram de ser exclusivos do ecossistema Xbox e foram disponibilizados para mais jogadores, precisamente os de PS5. A empresa também decidiu por exibir logo da Nintendo e do PlayStation em seus lançamentos.
Pelo lado da Sony, é a primeira vez que um jogo exclusivo de seu videogame será lançado na marca concorrente. Indiretamente já é possível jogar alguns games do PS5 no Xbox, uma vez que a Microsoft passou a integrar outras bibliotecas em seu sistema, incluindo a Steam; plataforma essa onde a Sony lança seus títulos exclusivos após certo tempo. Days Gone, Ghost of Tsushima, Horizon Zero Dawn, God of War, Spider-Man são alguns exemplos.