Para mulheres solteiras que buscam um relacionamento, uma 'recomendação' pode ser essencial. Uma das maneiras criativas de saber se o homem é um bom partido é um novo aplicativo chamado Tea (Dating Advice), que permite mulheres avaliarem homens com quem saem.
A ideia por trás é compartilhar informações para que outras mulheres saibam quais homens são encontros seguros e 'bandeira verde', como no jargão digital. Apesar de fazer bastante sucesso atualmente, o app também é considerado controverso. Conheça:
O que é o aplicativo Tea?
O Tea Dating Advice foi lançado em 2023, mas ganhou popularidade expressiva apenas recentemente após viralizar nas redes sociais. O nome faz referência à expressão "spilling tea", que significa "compartilhar segredos ou fofocas" em inglês.
A ferramenta oferece às mulheres recursos para investigar o histórico pessoal de homens antes de encontros. Entre as funcionalidades disponíveis está a busca reversa de imagens, que ajuda a identificar casos de catfishing (quando alguém se passa por outra pessoa online). As usuárias também podem pesquisar números de telefone para "verificar casamentos ocultos" e checar os antecedentes criminais.
O fundador Sean Cook afirmou que criou o aplicativo após sua mãe passar por experiências descritas como "aterrorizantes" em encontros online, quando foi vítima de catfishing e se envolveu com homens que tinham antecedentes criminais.
"Em sua essência, o Tea é construído sobre uma crença fundamental: as mulheres nunca deveriam ter que comprometer sua segurança enquanto namoram", afirma a empresa em seu site.
A plataforma destina 10% de sua receita para a National Domestic Violence Hotline, organização americana de combate à violência doméstica.
Com o aumento da visibilidade, o Tea recebeu um volume expressivo de novas solicitações de cadastro. Em 26 de julho, a plataforma revelou que mais de 2,5 milhões de novos usuários haviam solicitado acesso na semana anterior.
Entre os dias 22 e 26 de julho, a empresa publicou diversas atualizações informando que estava trabalhando para verificar centenas de milhares de novas solicitações recebidas nos dias anteriores.
A popularidade crescente do aplicativo também gerou debates polarizados nas redes sociais. Publicações sobre o Tea em plataformas como X e Reddit multiplicaram-se nos últimos meses, com discussões sobre possível invasão de privacidade dos homens, enquanto outros defendem a ferramenta como forma de proteção para mulheres contra potenciais riscos.
Dados vazados da plataforma após invasão
Recentemente, o Tea sofreu uma violação de segurança que comprometeu aproximadamente 72 mil imagens de usuários. A empresa descobriu a invasão no final de julho, mas confirmou que o problema afetou apenas pessoas cadastradas antes de fevereiro de 2024.
A empresa explicou que a brecha ocorreu porque "durante nossos estágios iniciais de desenvolvimento, alguns conteúdos legados não foram migrados para nosso novo sistema fortificado", conforme detalhado em seu comunicado oficial, confirmando também que o vazamento foi devido a um ataque hacker.
Apesar de grande apelo, o aplicativo Tea ainda não foi disponibilizado para ser baixado no Brasil.