A OpenAI anunciou, no final do mês de agosto, que abrirá seu primeiro escritório da América Latina, no Brasil, em São Paulo. A ação é estratégica, uma vez que país ocupa o ranking dos três maiores em uso semanal do ChatGPT, a ferramenta de inteligência artificial.

Para se ter uma ideia, o Brasil já possui mais de 50 milhões de usuários mensais, além de 140 milhões de mensagens enviadas todos os dias. Em uma publicação no LinkedIn, Nicolas Robinson Andrade, Chefe de Política da OpenAi, destacou o potencial do mercado brasileiro.

Como vai ser o escritório da OpenAI em São Paulo

Apesar de não ter confirmado data específica, é esperado que o espaço seja inaugurado ainda em 2025. Também não foi revelado o local nem a quantidade de funcionários que irão compor o escritório da OpenAI em São Paulo. De acordo com Robinson, mais novidades serão divulgadas futuramente pela companhia.

"Queremos levar IA para todos e garantir que seus benefícios sejam amplos, inclusivos e sustentáveis", disse o executivo.

Quanto custa falar 'obrigado' e 'por favor' ao ChatGPT? Número pode surpreender

Iniciativas da OpenAI no Brasil

A OpenAI já lançou iniciativas para ampliar o acesso à tecnologia no Brasil, como o FavelaGPT, em parceria com organizações comunitárias de São Paulo e Rio de Janeiro, e o 1800-ChatGPT via WhatsApp, para levar a IA a regiões onde o aplicativo é a principal porta de entrada para a internet.

Menina é registrada com o nome de Chat Yipiti em homenagem ao ChatGPT