O WhatsApp encerrou o suporte para dezenas de modelos de smartphones a partir desta segunda-feira (1/9). Essa medida afeta dispositivos Android com versão 5.0 ou anterior e iPhones com iOS 12 ou versões mais antigas, incluindo aparelhos como Samsung Galaxy S3, iPhone 5 e HTC One X.
A interrupção do suporte ocorre para garantir melhorias na segurança e compatibilidade com novos recursos do aplicativo. A Meta realiza atualizações anuais em seu sistema, levando naturalmente à descontinuidade do suporte para dispositivos mais antigos.
Os aparelhos afetados foram lançados há mais de oito anos e apresentam limitações de memória, processador e compatibilidade que dificultam a execução das funcionalidades mais recentes do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado em dispositivos móveis.
Confira a lista dos celulares afetados
Samsung
- Galaxy S3,
- Galaxy S4 Mini,
- Galaxy Note 2;
LG
- Optimus G,
- Nexus 4,
- G2 Mini;
Motorola
- Moto G (1ª geração),
- Droid Razr HD;
Huawei
- Ascend D2;
Sony
- Xperia Z,
- Xperia SP,
- Xperia T,
- Xperia V;
HTC
- One X,
- One X+,
- Desire 500,
- Desire 601;
iPhone
- iPhone 5;
- iPhone 5c;
- iPhone SE (1ª geração);
- iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12).
Os usuários dos modelos afetados poderão continuar usando o aplicativo temporariamente, porém sem receber atualizações ou correções de segurança, aumentando o risco de falhas e vulnerabilidades.
Backup
A principal recomendação para quem possui um dos aparelhos afetados é fazer backup das conversas. No Android, isso pode ser feito ativando o backup do Google Drive no menu "Ajustes", na seção "Conversas".
Já no iPhone, o caminho é semelhante: pelos "Ajustes", acessar a seção "Conversas", onde é possível encontrar "Backup" e selecionar "Fazer backup no iCloud". Assim, ao trocar de aparelho, o usuário poderá restaurar todo o histórico de conversas.