O WhatsApp encerrou o suporte para dezenas de modelos de smartphones a partir desta segunda-feira (1/9). Essa medida afeta dispositivos Android com versão 5.0 ou anterior e iPhones com iOS 12 ou versões mais antigas, incluindo aparelhos como Samsung Galaxy S3, iPhone 5 e HTC One X.

A interrupção do suporte ocorre para garantir melhorias na segurança e compatibilidade com novos recursos do aplicativo. A Meta realiza atualizações anuais em seu sistema, levando naturalmente à descontinuidade do suporte para dispositivos mais antigos.

Os aparelhos afetados foram lançados há mais de oito anos e apresentam limitações de memória, processador e compatibilidade que dificultam a execução das funcionalidades mais recentes do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado em dispositivos móveis.

Confira a lista dos celulares afetados

Samsung

  • Galaxy S3,
  • Galaxy S4 Mini,
  • Galaxy Note 2;

LG

  • Optimus G,
  • Nexus 4,
  • G2 Mini;

Motorola

  • Moto G (1ª geração),
  • Droid Razr HD;

Huawei

  • Ascend D2;

Sony

  • Xperia Z,
  • Xperia SP,
  • Xperia T,
  • Xperia V;

HTC

  • One X,
  • One X+,
  • Desire 500,
  • Desire 601;

iPhone

  • iPhone 5;
  • iPhone 5c;
  • iPhone SE (1ª geração);
  • iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12).

Os usuários dos modelos afetados poderão continuar usando o aplicativo temporariamente, porém sem receber atualizações ou correções de segurança, aumentando o risco de falhas e vulnerabilidades. 

Backup

A principal recomendação para quem possui um dos aparelhos afetados é fazer backup das conversas. No Android, isso pode ser feito ativando o backup do Google Drive no menu "Ajustes", na seção "Conversas".

Já no iPhone, o caminho é semelhante: pelos "Ajustes", acessar a seção "Conversas", onde é possível encontrar "Backup" e selecionar "Fazer backup no iCloud". Assim, ao trocar de aparelho, o usuário poderá restaurar todo o histórico de conversas.