negócios inovadores

Startups mineiras são incluídas no projeto Capital Empreendedor, do Sebrae

Até o fim de setembro, as empresas vão participar de encontros com foco nos modelos de negócios e receberão mentorias comportamental, de finanças, vendas, governança e valuation


Publicado em 24 de agosto de 2023 | 17:01
 
 
 
normal

Vinte startups do país, sendo 10 de Minas Gerais, foram selecionadas para a segunda fase do programa Capital Empreendedor, do Sebrae, cujo o objetivo é orientar e capacitar empresas e negócios inovadores para se aproximarem de investidores de risco.

Até o fim de setembro, as empresas vão participar de encontros com foco nos modelos de negócios e receberão mentorias comportamental, de finanças, vendas, governança e valuation. 

Em 2023, o programa conta com a novidade de incluir startups do Nordeste junto com a seleção mineira. Do estado, foram escolhidas as empresas Smartis, Trivela e Mapertest, de Belo Horizonte; Sensio e Beezer, de Juiz de Fora; Polifrete e Simplex.On, de Uberlândia; GRPRO, de Alfenas, Guiiia, de Varginha; e Putz Filmes, de Ipatinga. Também passaram para a fase seguinte as startups sergipanas Nyquist, Geedu Soluções Educacionais, Mae Eventos, Condassist e Abraço e as cearenses New Eats, Gênio Azul, Amar Elo, ChameoGLAM e Tradu. 

Somente em Minas Gerais, 53 startups se inscreveram para participar do Capital Empreendedor. No fim do ano, elas também passarão por mentorias em São Paulo com bancas com investidores, que incluem as 60 empresas nacionais mais bem classificadas. Desta forma, elas terão a chance de obter novos recursos para aplicar em melhorias nos empreendimentos. 

“A seleção foi muito criteriosa e obtida por meio da participação das startups nos encontros, dos modelos de negócios e pelo estágio de maturidade das empresas. Agora, as startups estão mais preparadas para participar do processo de busca de investimentos para que essa jornada seja um pouco menos sofrida”, afirma o analista do Sebrae Minas Igor Robert Martins. 

Capital Empreendedor 

O Capital Empreendedor é dividido em diversas etapas, com workshops, mentorias e oficinas de pitch, permitindo aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar o networking, identificar o modelo de investimento mais adequado e aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital. 

Na última etapa, na qual acontece o Circuito de Investimentos, em São Paulo, as empresas se apresentarão para investidores de todo o país em vários estágios: Investidores Anjo, Aceleradoras, Plataformas de Crowdfunding de Investimentos e Fundos de Investimento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!