Em busca de combater o analfabetismo financeiro e empoderar crianças e adolescentes sobre o tema, o empresário mineiro Felipe Baldi, 29, desenvolveu o aplicativo Tangram Educação, que ensina jovens a cuidar do dinheiro e agora busca implantá-lo em escolas da rede pública de Minas Gerais.
A ferramenta é direcionada aos estudantes de todas as origens, podendo ser utilizada em escolas públicas e privadas, visando ajudá-los a organizar os gastos e manter as despesas em dia. Além disso, incentiva os alunos a poupar e investir.
Atualmente, a educação financeira já faz parte da Base Nacional Comum Curricular, mas conforme o SPC Brasil, entre os jovens de 18 a 30 anos, somente 25% têm algum tipo de controle financeiro. Por isso, Baldi, que é ex-aluno de escolas públicas, acredita na importância da implantação desse tema desde cedo em sala de aula, a fim de torná-lo mais atraente para os jovens.
“A educação financeira integrada ao currículo escolar ajuda a estimular bons hábitos financeiros e capacita os alunos com habilidades que os ajudarão a tomar decisões conscientes ao longo da vida”, reforça. “Com uma compreensão sólida das finanças, eles aprendem a criar metas financeiras realistas, planejar suas despesas e poupar para alcançar seus objetivos”, completa.
Para concretizar essa visão, a ferramenta utiliza a gamificação, também chamada de estratégia de jogos, que adota um sistema de metas e conquistas, com autonomia, feedback imediato e engajamento social. É desta forma, que o jovem empreendedor planeja democratizar e criar uma ponte valiosa entre a educação e a aplicação prática dos conceitos financeiros em um ambiente escolar.
“Os desafios e trilhas de aprendizado oferecidos pelo aplicativo Tangram são adaptados a cada ano escolar, desde o quarto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, sempre alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular”, esclarece Felipe Baldi. “A gamificação é uma característica vital, envolvendo os alunos em atividades de aprendizado divertidas enquanto eles adquirem habilidades para administrar suas finanças pessoais”, pontua.
Só em 2022, o protótipo foi utilizado por dez escolas públicas e privadas. Já em 2023, a iniciativa vem sendo implantada em Minas Gerais, na cidade de Nova Lima, em colaboração com a secretaria de educação municipal, para alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal George Chalmers. No entanto, o empresário espera ampliar a utilização da ferramenta também para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Nova Lima e para outras cidades mineiras.