O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade em Araçatuba e cidades da região de Araçatuba. O aviso, válido entre 18 de março de 2025, às 03h e 19 de março de 2025, às 03h, destaca-se o risco para ventos intensos de até 60 km/h e de granizo.
O INMET divide os alertas em três níveis de severidade:
- Perigo potencial (amarelo)
- Perigo (laranja)
- Grande perigo (vermelho)
O instituto alerta para chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As cidades que devem ser atingidas pelo alerta amarelo de tempestade, segundo o INMET, são:
- Araçatuba
- Braúna
- Nova Independência
- Barbosa
- Ilha Solteira
- Luiziânia
- Bilac
- Birigui
- Brejo Alegre
- Castilho
- Avanhandava
- Buritama
- Clementina
- Piacatu
- Sud Mennucci
- Mirandópolis
- Glicério
- Guaraçaí
- Guararapes
- Murutinga do Sul
- Andradina
- Itapura
- Rubiácea
- Santópolis do Aguapeí
- Alto Alegre
- Suzanápolis
- Valparaíso
- Bento de Abreu
- Santo Antônio do Aracanguá
- Coroados
- Lavínia
- Pereira Barreto
- Lourdes
- Gabriel Monteiro
- Penápolis
- Turiúba
Confira a previsão do tempo para Araçatuba e outras cidades:
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à CEMIG pelo telefone 116.
Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pelo INMET.