Moradores da Crimeia foram surpreendidos por um fenômeno climático incomum nesta semana: chuva misturada com areia do deserto do Saara. A precipitação trouxe um tom alaranjado ao céu e deixou carros, janelas e superfícies cobertos por uma camada fina de poeira.
Esse tipo de ocorrência acontece quando ventos intensos no norte da África levantam partículas de areia, que são transportadas por milhares de quilômetros até regiões da Europa e Ásia. Ao se encontrarem com nuvens de chuva, essas partículas se misturam à água, formando a chamada "chuva de barro".
Segundo o Governo Ucraniano, esse tipo de evento já foi registrado em países como França e Suíça. Apesar de visualmente impressionante, os meteorologistas afirmam que ele não oferece risco imediato à saúde, embora possa impactar a qualidade do ar temporariamente.
Imagens do fenômeno
Após uma chuva como essa, é recomendado lavar as superfícies afetadas para evitar manchas ou acúmulo de resíduos. Ainda que incomum, esse tipo de fenômeno é natural e recorrente em determinadas épocas do ano.