O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade em Canela e cidades da região Metropolitana de Porto Alegre. O aviso, válido entre 19 de agosto de 2025, às 03h e 20 de agosto de 2025, às 03h, destaca-se o risco para ventos intensos de até 60 km/h e de granizo.
O INMET divide os alertas em três níveis de severidade:
- Perigo potencial (amarelo)
- Perigo (laranja)
- Grande perigo (vermelho)
O instituto alerta para chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As cidades que devem ser atingidas pelo alerta amarelo de tempestade, segundo o INMET, são:
- Canela - RS
- Capão da Canoa - RS
- Dom Pedro de Alcântara - RS
- Cidreira - RS
- Imbé - RS
- Mampituba - RS
- Maquiné - RS
- Itati - RS
- Morrinhos do Sul - RS
- Riozinho - RS
- Santo Antônio da Patrulha - RS
- Arroio do Sal - RS
- Caraá - RS
- Osório - RS
- Rolante - RS
- Tramandaí - RS
- Três Forquilhas - RS
- Taquara - RS
- Torres - RS
- Três Coroas - RS
- Terra de Areia - RS
- Xangri-lá - RS
- Três Cachoeiras - RS
Confira a previsão do tempo para Canela e outras cidades:
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à CEMIG pelo telefone 116.
Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pelo INMET.