TURISMO GASTRONÔMICO

Festival Sabores das Villas é destaque em três cidades no final de semana

Evento acontece nos dias 25 e 26 de maio em Santana dos Montes, Queluzito e Catas Altas da Noruega, celebrando a rica gastronomia local


Publicado em 20 de maio de 2024 | 17:18
 
 
 

Santana dos Montes, Queluzito e Catas Altas da Noruega promovem, nos dias 25 e 26 de maio, a 4ª Edição do Festival Gastronômico Sabores das Villas, trazendo um dia inteiro de delícias culinárias, cultura e entretenimento. Na programação, estão agendadas oficinas, cursos, shows, palestras e visitas técnicas para estimular a criatividade e interatividade. O objetivo do evento é fomentar, valorizar e divulgar a gastronomia regional, proporcionando aos estabelecimentos promoverem pratos que representem cada localidade. O evento é uma realização do Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, em conjunto com as prefeituras municipais e com apoio do Sebrae Minas, dentro da iniciativa “Prepara Gastronomia”, desenvolvida para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar.

O Sabores das Villas é um evento tradicional na região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga e celebra a rica gastronomia local. É, segundo os organizadores, o maior evento gastronômico do interior de Minas Gerais. A quarta edição, que teve início no dia 20 de abril e termina no dia 2 de junho, conta com a participação de 76 estabelecimentos das cidades de Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira durante oito finais de semana. A novidades deste ano é uma variedade maior de pratos regionais e atividades, como palestras, minicursos e apresentações musicais. A inspiração para o evento veio de um festival realizado tradicionalmente na região de Itabirito, na região Central de Minas.

Segundo Sidneia Martins, gestora do Circuito Turístico Villas e Fazendas, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos tradicionais preparados por chefs locais, destacando a autenticidade e o sabor da comida mineira. “O grande número de estabelecimentos e de parceiros envolvidos consolidou o Sabores da Villa como o maior evento gastronômico de Minas”, ressalta. A final do evento está marcada para o dia 2 de junho no Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves, em Conselheiro Lafaiete. No festival, o Sebrae entra como parceiro na formatação, que conta com curadoria de um chef de cozinha. Esse chef, por sua vez, trabalha o refinamento dos produtos, a sustentabilidade da produção local dos restaurantes, valorizando a agricultura familiar e os ingredientes locais, e as boas práticas na manipulação de alimentos.

Para saber mais, acesse Instagram / @circuitovillasefazendas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!