A procura por hospedagem em Belo Horizonte está em alta desde janeiro. Durante coletiva de imprensa organizada nesta terça-feira (11/2) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MG), Flávia Araújo Badaró, disse que a ocupação hoteleira já está chegando a 90% na região Centro-Sul e a 60% na Pampulha.

 “Diferentemente do ano passado, em que os hotéis lotaram em cima da hora, neste ano estamos percebendo que os foliões estão se programando com mais antecedência”, disse a presidente da Abih-MG.

O encontro na sede da CDL-BH contou com a participação de representantes do governo de Minas, da prefeitura, da sociedade civil organizada e das forças de segurança do Estado. Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa realizada com empresários da capital mineira de diferentes ramos, como o comércio, mercados e padarias, hotelaria, bares e restaurantes. 

De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados têm expectativa de crescimento das vendas neste ano. Os lojistas acreditam que os produtos com maior saída neste Carnaval serão vestuário (29,3%), bebidas não alcoólicas (26,5%), bebidas alcoólicas (24,9%), adereços (19,9%), lanches (19,3%) e fantasias (9,9%). 

“O sentimento de positividade dos empresários aumentou em 19% em relação ao ano passado. O ticket médio esperado é de R$ 89,60 por produto, com expectativa de que cada consumidor adquira até dois artigos, chegando a um valor que é 42% melhor que o do ano passado”, comentou Marcelo de Souza e Silva o presidente da CDL/BH.

Ticket médio

No segmento da hotelaria também há expectativa de aumento do ticket médio em 30% em relação a 2024, com diárias em torno de R$ 501,55. Os entrevistados esperam uma estadia média de quatro diárias e, com isso, o investimento dos turistas pode ultrapassar os R$ 2.000. A previsão é que o Carnaval deve movimentar R$ 1 bilhão na economia da capital mineira.

A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, pontuou que esses números demonstram o impacto positivo das políticas públicas voltadas ao fortalecimento e  promoção do Destino Minas Gerais. 

“A expectativa para este ano é de um crescimento de 10% no número de foliões em relação a 2024, e tudo isso é fruto do trabalho concatenado entre todas as secretarias, forças de segurança do Estado, sempre em diálogo com a prefeitura e demais parceiros”, ressaltou.

Via das Artes

Neste ano, a proposta dos organizadores da folia são ações concebidas para promover um Carnaval seguro, descentralizado e com uma programação cultural pulsante e diversa Josiane ressaltou a ampliação do projeto de sonorização das vias públicas, com a inclusão da avenida Brasil, que agora se somará às avenidas Andradas e Amazonas no projeto Vias das Artes. 

“Nós estamos falando de três vias que, além de sonorizadas, oferecerão uma experiência vigorosa com pintura de painéis, música eletrônica, poesia, blocos caricatos e diversas outras expressões artísticas que traduzem o que há de melhor na cultura de nosso Estado”, afirmou Josiane de Souza.