Amarantina encenará uma das mais tradicionais manifestações culturais do distrito de Ouro Preto, as Cavalhadas, em dois finais de semana de setembro. A encenação coincide com a Festa de São Gonçalo e a colheita do alho. As Cavalhadas representam as guerras travadas no interior da Europa Medieval, entre os exércitos mouro e cristão, tendo como base o livro “Os Doze Pares de França”, a história de um grupo lendário de heróis e cavaleiros associados ao rei carolíngio Carlos Magno.
A encenação é realizada há mais de 265 anos e está na lista de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2011. A guerra entre mouros e cristãos é uma tradição portuguesa presente em várias regiões do Brasil. Em Amarantina, as Cavalhadas acontecem em honra a São Gonçalo e demonstram sua força ao passar de geração em geração das famílias, mantida nas categorias mirim, juvenil, adulto e feminino.
Neste ano, a novidade é o festival gastronômico Sabores de Amarantina no primeiro final de semana, com quitandeiras e cozinheiras locais oferecendo pratos como o ragu de costelinha com polenta e ora-pro-nóbis, frango ao molho pardo, tropeiro com carne de panela, pudim de milho verde e canjiquinha vegana. Essas receitas participam de um concurso com outras receitas tradicionais culinária local.
As Cavalhadas são uma encenação teatral equestre, com personagens determinados e vestes características. Os protagonistas são reis e seus respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O rei cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azul, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O almirante Balão, rei do exército mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do islamismo como a lua e a estrela.
A programação do evento, que será divulgada em breve, contará ainda com missas, passeata pela paz, shows, atividades para crianças e apresentações de dança e teatro, reafirmando o papel comunitário e educativo da tradição. Durante a festa, haverá registros de depoimentos dos participantes da Cavalhada para o programa Universidade da Cavalhada, criado em 2023 e voltado para o fortalecimento da memória e dos saberes ligados a esse manifestação folclórica.
Serviço:
O quê: Tradicionais Cavalhadas de Amarantina e Festa de São Gonçalo
Onde: Amarantina, distrito de Ouro Preto
Quando: Dias 13 e 14/9 e de 19 a 22/9, na arena do Parque das Cavalhadas
Informações: Instagram @cavalhadasdeamarantinhaoficial (programação será divulgada em breve)