Frustração

Cabo Frio, que atraiu quase 2 milhões de turistas, não terá fogos no réveillon

Justiça acatou pedido do MPRJ que pedia a proibição dos fogos de artifício com efeitos sonoros

Por O TEMPO
Publicado em 31 de dezembro de 2023 | 14:50
 
 
 
normal

A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está lotada de turistas, que escolheram o lugar para passar o réveillon. Segundo o Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, cerca de 1,8 milhão de pessoas estão visitando a cidade neste feriado. Boa destes turistas são mineiros, como mostrou uma reportagem de O TEMPO com dados da rodoviária de Belo Horizonte, informando que o destino ficou entre os mais procurados pelos belo-horizontinos.

No entanto, parcela desses visitantes pode se frustrar com o cancelamento do show de fogos de artifício que aconteceria na noite deste domingo (31), celebrando a chegada de 2024. O anúncio do cancelamento foi feito pela prefeita Magdala Furtado (PL) na sexta-feira (29). Ocorre que, com base em lei municipal, a Justiça acatou um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para proibir fogos com efeitos sonoros, alegando que a queima com ruídos gera inúmeros transtornos à comunidade, em especial aos animais e pessoas com sensibilidade.

Pelas redes sociais, a prefeita disse ter tentado, sem sucesso, convocar uma sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores para alterar a lei. Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Alencar, lembrou que a Justiça proibiu a queima de fogos com barulho, mas ponderou que a queima de fogos sem barulho está autorizada - "assim como em diversas cidades do nosso estado". "Na nossa região, por exemplo, Saquarema e Macaé irão realizar a queima de fogos sem barulho", pontuou.

A decisão judicial gerou reações diversas entre os moradores e visitantes de Cabo Frio. Alguns apoiaram a medida, considerando-a uma forma de respeitar o meio ambiente e as pessoas mais vulneráveis. Outros criticaram a falta de planejamento e de alternativas para a festa da virada, que é uma das mais tradicionais e movimentadas da região. Veja:

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!