Pesquisa

Cerca de 86% das viagens no primeiro trimestre foram para destinos nacionais

Boletim Braztoa revela ainda que 66,6% dos associados faturaram mais do que 2021. Nordeste se mantém na dianteira


Publicado em 24 de maio de 2022 | 12:28
 
 
 
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Dados do Boletim Braztoa mostram que as viagens nacionais superaram as internacionais nos três primeiros meses deste ano. Dos pacotes comercializados de janeiro a março, 86% foram para embarques nacionais e 14% para internacionais. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (24/5) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
 
Muito desse resultado, reconhece a Braztoa, foi influenciado por fatores como, por exemplo, o verão, as férias, o retorno dos cruzeiros à costa brasileira, a guerra da Ucrânia e a variação cambial. O boletim  que a partir de agora passa a ter periodicidade trimestral e foi elaborado em parceria com a Sprint Dados — está disponível para consulta no site da entidade.
 

Faturamento e vendas

 
O boletim revela ainda que 66,6% dos associados faturaram mais que no mesmo período de 2021. Quando comparado com 2019, esse número cai para 14,81%. No caso dos embarques aéreos, 51,8% ultrapassaram o número do mesmo período de 2021. Ao comparar com a média histórica, apenas 14,8% das operadoras foram além dos 100% de embarques antes da pandemia.
 
No primeiro trimestre deste ano, 71% dos embarques nacionais foram de novas vendas, sendo que 51% englobavam seguro-viagem, e, no internacional, 67% dos embarques vieram de vendas novas, com 78% contendo seguro. Sobre a data de realização das viagens nacionais, 46,2% foram para embarque no primeiro trimestre contra 28,6% das internacionais.
 

Salvador em primeiro

 
Como era de esperar, o Nordeste se mantém como região mais vendida. No ranking dos destinos, o primeiro lugar ficou com Salvador (BA), seguido de Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) em segundo, e Porto de Galinhas (PE) e Porto Seguro (BA) em terceiro. No internacional, Cancún (México),  Lisboa (Portugal) e Orlando (EUA) ficaram empatados em primeiro lugar, seguidos de Paris (França), Dubai (Emirados Árabes) e Egito.
 

Internacional

 
De janeiro a março, 62% das operadoras indicaram alta significativa nos preços das viagens internacionais. Mas isso parece não ter inibido a procura, já que, para 85,2% das operadoras, ela cresceu muito. Para 85,1% das empresas, os principais motivos desse crescimento foram a abertura das fronteiras e a queda gradativa do dólar.
 
Entre os destaques na procura por viagens internacionais estão a Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%). Já entre os produtos mais comprados nas viagens internacionais, destacam-se luxo, praia e sol, cultural, bem-estar, lua de mel e cruzeiros, gastronomia, religioso, aventura e ecoturismo, esportes e negócios/eventos.
 
“Esse cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo, mas também ganhando força entre os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o tão desejado roteiro dos sonhos saia do papel e se torne realidade”, reforça Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
 
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