Gramado

Com 100% de espaços vendidos, Festuris prova que turismo se recupera rapidamente

Evento começa no dia 3 na cidade gaúcha e espera cerca de 12 mil agentes de viagens e profissionais de turismo

Por Paulo Campos
Publicado em 19 de outubro de 2022 | 10:52
 
 
 
normal

As feiras de turismo são um bom termômetro da recuperação do turismo brasileiro e internacional. Neste ano, dois grandes eventos, WTM Latin America e Abav Expo retomaram os encontros presenciais com muito otimismo. No próximo dia 3, será a vez do Festuris, um dos únicos, senão o único, festival dedicado ao turismo de negócios que "bancou" o formato presencial mesmo durante a pandemia de Covid-19.
 
Neste ano, 17 dias antes de seu início, a Feira de Turismo de Gramado já comercializou 100% dos espaços, um crescimento de 15% em relação a 2019. "Ontem, tivemos que dar um jeito e acomodar o último player, as Aerolineas Argentinas", conta Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, responsável pela realização da feira há 34 anos. O número de inscritos também surpreendeu a organização: cerca de 10 mil até agora.
 
O Festuris é uma feiraque mobiliza o mercado latino-americano. Dos países da América do Sul, somente Bolívia e Equador estarão ausentes. No total, serão 120 expositores exibindo seus destinos, produtos e serviços para um público formado por agentes de viagens e profissionais de turismo. A tematica deste ano, Ressignificação do Turismo, propõe repensar esse novo turismo que nasce pós-pandemia, forte e otimista.
 

Aplicativo

 
Como toda a feira, o Festuris acompanha as novas tendências e lançou um aplicativo que funcionará como uma rede social do evento e permitirá aos participantes agendar reuniões, realizar postagens, curtidas e comentários. Mas essa não é a única novidade: quatro salas de mentoria terão profissionais para tirar dúvidas dos participantes sobre os mais diversos temas, da gestão de trabalho ao marketing digital.
 
Para Marta Rossi, os agentes de viagens têm de estarem preparados e bem-informados. "Viajar por viajar não existe mais. Hoje, o viajante está muito mais consciente e exigente", salienta a veterana. A pandemia fez, segundo a gestora do Festuris, surgir outros turistas: aquele que trabalha em home office e o nômade digital. E para atualizar esses clientes, as agências precisam se capacitar em palestras do Meeting Festuris e descobrir novas tendências e possibilidades de mercado.
 

Food & Drinks

 
Outra novidade da feira é o espaço Food & Drinks, com comercialização de produtos regionais e aulas-show. "Estamos vendendo o Brasil através de seu principal apelo, a gastronomia", destaca Marta. De Minas marcarão presença o chef Edson Puiati, coordenador da Frente Mineira da Gastronomia, e o premiado Queijo Minas Artesanal (QMA).
 
O Festuris 2022 segue priorizando a segmentação de mercado com espaços dedicados ao turismo de luxo, ao destination wedding (csamento em ddstino) e à comunidade LGBTQIA+. Tão pouco passará despercebido temas caros aos novos empreendedores, como sustentabilidade e mídias digitais. Festuris, no entanto, mantém sua essência: a geração de negócios. Players (fornecedores) e buyers (compradores) estarão presentes em mais de 15 mil reuniões.
 
Sobre o novo mandatário, que deverá assumir o país no ano que vem, Marta Rossi afirma que A ou B, quem quer que ganhe, deve criar políticas públicas como uma ferramenta econômica. "O grande propulsor do turismo sempre foi o setor privado, não o governo", destaca. "Nós, do Festuris, somos referência em empreendedorismo. A gente não só vende espaço, provoca reuniões, mas acompanhamos o turismo e podemos questionar em nome do setor", conclui.
 
Para se inscrever ou conferir a programação do festival, acesse o site oficial do Festuris.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!