Em 2019

Confira quais são as tendências de destinos para o próximo ano

Sri Lanka, na Ásia, foi o país escolhido pelo famoso guia “Lonely Planet

Por Da redação
Publicado em 20 de dezembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

O que leva um destino a virar tendência? Segundo Tom Hall, diretor editorial da “Lonely Planet”, pode ser a celebração de um evento único, um providencial ganho de espaço ou talvez o lugar apenas tenha sido subestimado por tempo demais. Dois mil e dezoito acabou acabou, e os olhos do mundo estão voltados para o que virá no próximo ano: que recanto do mundo será descoberto pelos viajantes?

A grande aposta de uma comunidade de editores e pesquisadores do renomado guia é Sri Lanka, na Ásia. Todo ano, a “Lonely Planet” divulga a lista “Best in Travel”, que reúne os melhores países, cidades e regiões para se visitar no ano. O grupo indica destinos que são ranqueados e escolhidos por um painel de juízes. A lista final é, definitivamente, eclética e tem o poder de despertar a curiosidade dos amantes da estrada. Além do país asiático, há lugares como Quirguistão, Bielo-Rússia, Belize e São Tomé e Príncipe.

Luxo

Por sua vez, a “Condé Nast Traveller”, revista especializada em viagens de luxo e estilo de vida, elegeu 19 destinos glamourosos para ficar de olho no próximo ano. Entre os escolhidos estão a península de Peloponeso, na Grécia: uma opção mais “exclusiva” para fugir da horda de turistas que invadiu ilhas gregas como Santorini.

O Airbnb também entrou na dança e revelou os lugares para inspirar aqueles que têm as viagens entre suas metas de ano. As sugestões, que fogem dos “sítios turísticões”, foram feitas com base no crescimento das reservas e nas pesquisas dos usuários. A vida selvagem da pequena Kaikoura, na Nova Zelândia, foi a que mais atraiu os olhares dos turistas em 2018.

 

Lisboa, a queridinha, e as surpresas das listas

Mal sabe onde fica o Sri Lanka e ilhas gregas são, para você, coisa de gente famosa? Pois bem,. Se as listas do “Lonely Planet” ou da “Condé Nast Traveller” lhe pareceram um pouco distante da sua realidade, a dica é ficar de olho na pesquisa divulgada pelo buscador de voos Viajala (viajala.com.br). O estudo usou uma amostragem de mais de 2,6 milhões de buscas das principais rotas para traçar um panorama de 2019.

Lisboa (Portugal), com bom custo-benefício e facilidade do idioma, teve um crescimento surpreendente de 436% e deve permanecer entre os destinos preferidos dos brasileiros no ano que vem.

Uma surpresa que desponta no Brasil é São Luís do Maranhão  (leia mais na página 6). A capital maranhense apresentou um aumento de 106% nas buscas de passagem.

Segundo Eduardo Martins, diretor geral do Viajala, o aumento da oferta de passagens, a expansão da malha aérea e o investimento da própria região são fatores decisivos nesse resultado.

Com um trabalho “agressivo” de companhias aéreas, Toronto também vem chamando a atenção dos brasileiros devido aos seus preços convidativos: houve ofertas de voo de ida de volta por R$ 1.500 saindo de São Paulo.

*Confira a pesquisa completa no nosso site: https://bit.ly/2QIopxd.

 

Sri Lanka

Não há melhor maneira de conhecer o país do que de trem. Viaje até a pequena cidade de Ella. No caminho, uma paisagem de colinas cobertas de plantações de chá. Há uma infinidade de praias intocadas, mas na cidade de Tangalla, a 195 km da capital Colombo, estão as mais bonitas, como Marakolliya, repleta de mangues, e Rekawa, santuário de tartarugas. Em Anuradhapura, antiga capital do país, estão as ruínas mais icônicas do Sri Lanka – Sri Maha Bodhi é um jardim milenar com a árvore mais antiga do mundo. Vale visitar ainda o Temple of the Sacred Tooth Relic em Kandy, que dizem que abriga um dente de buda.

Quando ir. De janeiro a abril é possível visitar todo o país.

Como chegar. Voos pela Qatar Airways, Emirates ou Flydubai.

Informações: http://sltda.gov.lk/

 

Lisboa

A queridinha não só dos mineiros, mas do Brasil, figura entre os destinos-tendência na lista do buscador de voos Viajala. Lisboa teve um crescimento de 436% na procura dos turistas brasileiros em 2018, segundo a pesquisa. Banhada pelo rio Tejo, repleta de colinas e rica culturalmente, há muito o que se ver pela cidade. Se é sua primeira vez em terras portuguesas, é preciso conhecer a Torre de Belém (torrebelem.gov.pt), maior símbolo de Portugal, com cinco séculos de história, o Castelo de São Jorge e o Parque das Nações, representante da capital moderna. Descubra também o lado B de Lisboa: visite os bairros Príncipe Real e Estrela, se perca pela Feira da Ladra e conheça o museu de Fernando Pessoa.

Quando ir. Junho a setembro

Como chegar. Tap (voo direto de Belo Horizonte), Latam e Iberia.

Informações: visitlisboa.com

 

Kaikoura, Nova Zelândia

Com apenas cerca de 2.000 habitantes, Kaikoura, na costa oriental da Nova Zelândia, vem chamando atenção de quem aprecia a vida selvagem. Segundo o site de hospedagem Airbnb, as reservas para o destino aumentaram em 295% neste ano. O lugar é ideal fazer observação de baleias, se entreter com a fofura de lobos-marinhos, focas e golfinhos e ainda degustar lagostas.

Quando ir. Janeiro a abril e novembro a dezembro.

Como chegar. Voos pela Air New Zealand, Qantas Airways e Latam.

Inf.: kaikoura.co.nz

 

Copenhague, Dinamarca

Conhecida por suas torres e seu design de ponta, Copenhague (Dinamarca) foi escolhida pela “Lonely Planet” como a melhor cidade para onde viajar no próximo ano. A capital tem uma arquitetura encantadora, que conta com monumentos como o Castelo Rosenborg, a icônica Round Tower (rundetaarn.dk/en) e o porto de Nyhavn Harbour, cartão-postal mais famoso, com seus prédios antigos e coloridos. Acompanhando a tendência mundial, antigas áreas industriais foram revitalizadas e hoje abrigam points como o Meatpacking District, que reúne bares e espaços alternativos. Nessa linha, o Jaegersborggade oferece o melhor da gastronomia atual da capital, além de galerias de arte. Vale lembrar que o Noma (noma.dk), restaurante nórdico que já foi considerado o melhor do mundo quatro vezes, reabriu as portas recentemente numa espécie de fazenda urbana. O turista ainda pode desfrutar de áreas verdes que se espalham pela cidade. Mas a grande novidade de 2019 é a abertura do Tivoli Gardens, parque de diversões de 1843, também no inverno.

Quando ir. Entre maio e setembro.

Como chegar. Voos pela TAP, Norwegian e Brussels Airlines.

Informações: https://bit.ly/2SVr0Rk


 

Peloponnese

As ilhas gregas de Santorini, Mykonos e Milos caíram nas graças das celebridades neste ano. Com certeza, “brotaram” fotos das férias da atriz Bruna Marquezine no seu feed. Mas em 2019, a aposta é Peloponnese, uma península no Sul da Grécia. O destino abriga grandes sítios arqueológicos, como a antiga cidade de Olímpia, com seu santuário de Zeus, e lugar de origem dos jogos olímpicos. O visitante também pode conferir igrejas bizantinas e castelos seculares. Toda essa história é emoldurada por um cenário de belezas naturais: há de montanhas e florestas a rios e cavernas até a praias perfeitas para suas selfies.

Quando ir.Durante a primavera, em abril.

Como chegar. Voos pela Air France, Aegean, Alitalia...

Inf.: https://bit.ly/2A67hXX


 

Quito e ilha Galápagos, Equador

Em junho deste ano, o Brasil voltou a ter voos diretos para a capital do Equador, o que reacendeu os holofotes para o principal atrativo do país: a ilha de Galápagos. O arquipélago, a 1.000 km da costa equatoriana, é formado por 58 ilhas vulcânicas e atrai viajantes de todo o mundo devido à exuberância de sua fauna. Tartarugas gigantes, pinguins, leões-marinhos e iguanas fazem a alegria dos amantes do ecoturismo. O destino, conhecido por ter sido objeto de estudo do naturalista Charles Darwin, entrou na lista de 2019 do buscador Viajala. Para chegar até a ilha, é preciso parar em Quito, capital que vale (e muito) o passeio. A cidade tem uma grande zona de arquitetura colonial bonita e preservada.

Quando ir. Junho a setembro e dezembro a janeiro.

Como chegar. Voos pela Copa, Avianca e Tame.

Informações: ecuador.travel

 

Piemonte, Itália

charmosa Piemonte, no Norte da Itália, foi escolhida como a melhor região para se visitar em 2019 pela “Lonely Planet”. Os motivos são inúmeros e vão desde o turismo em montanhas verdejantes até a visita a monumentos históricos e a degustação de vinhos na cidade de Barolo. A bela capital Turim é reduto de arte contemporânea e atrai visitantes também por seus museus e teatros. Destaque para o Palazzo Madama (palazzomadamatorino.it/it), que abrigou o primeiro senado do reino da Itália, e o palácio La Venaria Reale (lavenaria.it/it).

Quando ir. Entre setembro e outubro.

Como chegar. Voos pela Alitalia, Latam, Lufthansa, Air France.

Inf.: regione.piemonte.it

 

Chiang Mai, Tailândia

A 700 km de Bangcoc, esse destino exótico não tem as praias paradisíacas que fizeram o país cair no gosto dos turistas, mas revela-se como a Tailândia autêntica. São dezenas de templos budistas, há muralhas históricas, mercados de rua e uma rica culinária. Visite o Wat Phra That Doi Suthep, templo sagrado do século XIV que tem uma vista incrível da cidade. Chiang Mai é um destino escolhido para 2019 pelo buscador Momondo.

Quando ir. Dezembro

Como chegar. Voos pela Bangkok Airways

Inf.: chiangmai.go.th

 

Top Listas

Best in Travel - ‘Lonely Planet’

1. Sri Lanka

2. Alemanha

3. Zimbábue

Acesse: https://bit.ly/1K3tvsu

 

‘Condé Nast Traveller’

Melhores destinos de férias

- Peloponeso, Grécia

- Egito

- Matera, Itália

Acesse: https://bit.ly/2CNNcYv

 

Airbnb

19 destinos tendência em 2019

- Kaikoura, Nova Zelândia

- Xiamen, China

- Normandia, França

Acesse: https://bit.ly/2DZHGTb

 

Momondo

Os melhores destinos baratos para viajar em 2019

- San José, Costa Rica

- Tangier, Marrocos

- Chiang Mai, Tailândia

*Lista de lugares organizada mês a mês

Acesse: https://bit.ly/2CkXH4V


 

Quem leva

Alemanha

Operadora. Abreu Viagens

Inf.: Consulte seu agente e peça esse pacote da Abreu.

Inclui. Passagem aérea pela Swiss, oito noites de hospedagem com café da manhã e uma refeição. Visita a Berlim, Colônia, Vale do Reno, Rüdesheim, Frankfurt, Heidelberg, Friburgo, Floresta Negra, Stuttgart, Rotemburg, Nuremberg e Munique. Traslado, guia, entrada em museus e cruzeiro no Reno.

Preço. R$ 11.729 (mais taxas) por pessoa em ap. duplo.

 

Portugal de Norte a Sul

Operadora. Abreu Viagens

Inf.: Consulte seu agente e peça esse pacote da Abreu.

Inclui. Passagem aérea pela TAP, 14 noites de hospedagem com café da manhã e uma refeição. Com traslado, guia, além de entradas em museus, cave em Porto, vinícola em Azeitão e bondinho em Braga.

Preço. A partir de R$ 12.180 (mais taxas) por pessoa em ap. duplo.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!