Universitários mineiros

Conhecimento vai às ruas

Belo Horizonte e cidades históricas reúnem os mais tradicionais festivais

Por Tânia Ramos
Publicado em 04 de julho de 2015 | 04:00
 
 
 
normal

Em plena ditadura militar, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu desanuviar, dentro do possível, o horizonte de sua juventude amordaçada, criando, em 1967, o festival de inverno. Inicialmente abrigado entre morros e ladeiras de Ouro Preto, onde permaneceu até 1979 – e retornou de 1993 a 1999 –, o evento já passou por várias cidades do Estado, retornando a Belo Horizonte no ano passado, onde já havia sido realizado de 1989 a 1992.

Neste ano, o festival de inverno da UFMG, que acontece de 18 a 26 de julho, terá aulas abertas, shows, fóruns de diálogo e oficinas no campus, nas praças da Liberdade e de Santa Tereza, no Parque Municipal e no Conservatório da UFMG.

Ver programação completa em: https:ufmg.br/festivaldeinverno/ 

São João Del Rei

Uma iniciativa da Universidade Federal de São João del Rei – que também adotou a missão de agregar outras comunidades em torno do conhecimento gerado por suas palestras e oficinas, além de disseminar lazer de qualidade, com espetáculos musicais e teatrais –, o 28º Inverno Cultural UFSJ será realizado de 18 a 26 de julho, simultaneamente, na cidade-sede e em Santa Cruz de Minas, São Tiago, Divinópolis, Sete Lagoas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete.

O festival vai reunir nomes como Maria Rita, Marcelo Jeneci, Casuarina, Karina Buhr, Badi Assad e Toninho Resende, além de diversas oficinas de artes cênicas, plásticas e audiovisuais.

Programação completa em: http://invernocultural.com.br/

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!