Expertise

Consultores são o diferencial de uma agência

Com visitas a muitos destinos, esses profissionais estão aptos a indicar o roteiro mais ao gosto do cliente e ainda dar dicas valiosas

Por Tânia Ramos
Publicado em 22 de abril de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Nunca o gosto por viajar foi tão alimentado – com belas e exóticas imagens de lugares variados pipocando na internet – como agora. Porém, segundo os especialistas do setor turístico, quem vai nos mostrar de fato quais são as reais possibilidades de um destino ou outro é o consultor de viagens.

Afinal, ele acumulou, ao longo de sua carreira, um valioso conhecimento sobre muitos destinos e regiões do mundo. “Temos que passar para o cliente não o que está na internet, mas dados do nosso conhecimento e de experiências próprias, que vão tornar a viagem do cliente mais interessante e viável economicamente”, afirma o consultor da Mappa Turismo Dirceu Diniz.

Com 20 anos de experiência e 58 países na bagagem, Diniz assegura que o consultor está mais apto a “indicar o hotel com melhor localização e que seja mais conveniente em termos de praticidade, economia e até de categoria, evitando que o viajante seja enganado por uma foto de internet”.

“Não dá para comprar viagens complexas pela internet, pois a opinião do consultor faz toda a diferença, e o consumidor quer esclarecer dúvidas ou se certificar de que a viagem que está comprando tem as características que atenderão suas reais expectativas”, pondera o vice-presidente de vendas, produtos e marketing da CVC, Valter Patriani.

Tranquilidade

Obviamente que, ao se apreciar fotos na web, a compra de muitos daqueles destinos está a apenas um clique. O problema é que, ao adquirir pacotes ou fazer reservas online, o viajante pode estar levando gato por lebre, segundo os especialistas.

“Às vezes, compra-se o aéreo barato, mas o voo é muito demorado”, exemplifica Andrea Panisset, da Belvitur Viagens. Ou então, “não dá direito a marcar o assento antes de chegar ao aeroporto ou de levar bagagem, o que terá um custo extra”, acrescenta a diretora Van Holland Turismo, Ana Queiroga.

Enquanto isso, ao comprar a viagem por uma agência, mesmo que se pague um pouco mais caro, “o cliente terá total tranquilidade e segurança, pois contará com suporte em qualquer imprevisto”, garante Andrea.

Outra vantagem para o turista, segundo Ana, são as orientações de como proceder na viagem, a exemplo de validar um passe de trem, alugar um carro e até adquirir um seguro-viagem com a melhor cobertura.
 


Caso de reserva tem solução rápida

O advogado Marcos Paulo Amorim, quando desembarcou na Cidade Luz, em setembro de 2010, poderia ter sua lua de mel transformada em “lua de fel”, caso seu pacote de núpcias não tivesse sido adquirido de uma agência de viagens.

Ele conta que, ao chegar ao hotel, às 10h da noite, recebeu a triste notícia de que não havia reserva em seu nome e que todos os quartos estavam lotados, assim como os das demais unidades e de parceiros da rede hoteleira.

Contudo, em menos de duas horas apareceu um representante da agência, que acomodou os recém-casados em outro hotel de Paris, de categoria superior.

Por ter ficado satisfeito com a solução, Marcos diz que, mesmo atuando na área de direito do consumidor, não processou a agência por esse contratempo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!