Retorno

Governo apresenta Plano de Retomada do Turismo no Brasil

Das quatro fases, duas faltam serem implementadas; governo liberará R$ 13,5 milhões para promoção nos Estados

Por Paulo Campos
Publicado em 03 de setembro de 2020 | 20:12
 
 
 
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A Retomada do Turismo Brasileiro ocorrerá em quatro fases, segundo o Ministério de Turismo (MTur),  que apresentou o plano nesta quinta-feira em uma coletiva virtual em Ouro Preto. O plano, construído em parceria com representantes do setor, organiza as ações em dois eixos principais: segurança e emprego. A coletiva teria a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que não compareceu em função de atraso de voo. 
O Ministério do Turismo considera o plano ambicioso, segundo William França, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo. Ele acredita que o turismo só voltará aos níveis de março a partir de 2022. Entre março e abril deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE), a atividade turística teve uma queda de 68,1%. "Com o plano esperamos uma pequena revolução no turismo", afirmou. 

As fases Proteção, Retomada, Incentivo e Promoção do plano foram criadas a partir do perfil do novo viajante pós-pandemia. Segundo França, a retomada acontecerá pelo turismo rodoviário, com preferência por viagens curtas e regionais e para destinos abertos, ar livre, de natureza, sol e praia, num raio até 300 km. Esse turista também estaria, segundo ele, mais exigente em relação aos protocolos de biossegurança por conta da pandemia.

Ações

Entre as ações do MTur estão estimular a concessão de rodoviárias interestaduais, intermunicipais e urbanas, implementar os destinos inteligentes, reestruturar os parques estaduais e federais, rever a legislação e regulamentação de mobilidade turística, focar no crescimento do turismo rural e religioso, investir em capacitação através do programa Qualifica Turismo e lançar campanha de promoção de destinos domésticos. No primeiro trimestre de 2021 está previsto o lançamento da TV Turismo, nos moldes da TV Escola.

O secretário anunciou o lançamento de uma plataforma digital para o turista consultar os estabelecimentos que adquiriram o selo Turismo Responsável e um portal de investimentos para atrair investimentos privados. Também será lançada em breve uma rota gastronômica no  país - Minas é um dos Estados cotados para a experiência. O governo ainda pretende repassar R$ 13,5 milhões para que os Estados promovam seus destinos e atrativos.

Minas Gerais

William França justificou a escolha de Ouro Preto para anunciar o Plano de Retomada. Além de ser cartão-postal de Minas, salienta o executivo do Ministério do Turismo, a cidade completa no próximo dia 5 dois dias 40 anos de tombamento como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. O evento foi transmitido de um anexo ao Museu da Inconfidência, em frente à famosa praça homônima, onde o mártir Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, teria sido sentenciado à morte.

Sobre a retomada do turismo em Minas Gerais, o secretário de Estado de Turismo e Cultura (Secult), Leônidas Oliveira, presente à coletiva, anunciou investimentos de R$ 4,5 milhões -  R$ 3,5 milhão advindos do Ministério do Turismo e R$ 1,5 do governo de Minas - para a promoção turística. Os destinos prioritários são Estrada Real, Circuito das Águas, Lago de Furnas e o turismo de aventura nos parques. "A gastronomia seria o elo entre esses circuitos", afirma.

Também na coletiva, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão, anunciou repasse de R$ 390 milhões, através do Fungetur, para empresas do setor.O banco já iniciou as "tratativas", segundo ele, para um terceiro lote. Gusmão afirmou que o banco também está estruturando projeto, em parceria com o Ministério da Infraestrutura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para concessão rodoviária que liga Ouro Preto a Brumadinho, passando pela área metropolitana.

Em Minas ainda, o BDMG está investindo na revitalização do complexo turístico de Poços de Caldas e na estruturação de um projeto da Rota Lund, em Lagoa Santa, esse último com investimentos de cerca de R$ 350 mil. Hoje, ainda, o Marcelo Álvaro Antônio visitaria as obras de restauração da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, onde o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investe cerca de R$ 8 milhões.

Conheça as quatro fases do Plano de Retomada do Turismo:

1ª fase (Proteção): Proteção dos postos de trabalho, realização da campanha Remarque Não Cancele e publicação das MPs 948 (para proteção dos direitos do consumidor) e 936 (disponibilizando crédito para o setor);

2ª fase: (Retomada): Criação do selo Turista Responsável, disponibilização de crédito através do Fungetur para pequenas e médias empresas, além dos 25 mil guias de turismo, lançamento da TV Turismo, capacitação de profissionais através do Qualifica Mais e repasses através da Lei Aldir Blanc (verba de R$ 3 bilhões para apoiar o setor cultural e artístico em três fases: para os trabalhadores do setor, para manutenção dos espaços públicos e para o fomento às promoções);

3ª fase (Incentivo): Incentivo ao turismo rodoviário, concessão de rodoviárias intermunicipais, interestaduais e urbanas, implementação de destinos inteligentes, revisão da legislação e regulamentação relacionadas à mobilidade, estruturação do turismo em parques estaduais e nacionais e incentivo à participação de Estados e do Distrito Federal em eventos que gerem negócios, como a Abav Collab, e a criação de um portal de investimento para o turismo.

4ª fase (promoção): Campanha de turismo nacional com repasse de R$ 13,5 milhões para os Estados (500 mil para cada), promoção de destinos domésticos com a Embratur, retorno do projeto Investe Turismo e ações específicas para os destinos de verão.
 

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