O governo de Minas realizou o lançamento nacional do programa ExportaMinas e da plataforma digital Invest Minas Tur, nesta terça-feira (16), na World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que começou na segunda-feira (15) e acontece em São Paulo até esta quarta (17). Os anúncios aconteceram no estande de Minas Gerais, que promoveu a cozinha mineira, a natureza exuberante, os patrimônios históricos e a arte moderna e contemporânea. A participação do Governo de Minas Gerais na WTM, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), que integra o programa Mais Turistas, tem o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e parceria do Centro Universitário UniBH e do Sebrae Minas.
“A gente tem feito questão de estar presente em todas as grandes feiras do país e também nas internacionais, onde há espaço para o turismo no Brasil. A gente mostrou que Minas Gerais vai muito além de nossas igrejas barrocas, temos muito mais: o turismo de aventura, de contemplação e rural. Temos destinos diferentes dos tradicionais, como o Norte do Estado, que oferece um cenário mais agreste, o Triângulo, que parece mais com o Centro-Oeste, o nosso mar de Minas em Furnas. A presença na WTM também é uma oportunidade para atrair novos investidores e novas oportunidades de negócios”, afirma o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
“Estamos aqui mostrando Minas Gerais, primeiro para Minas, sempre, e de Minas para o mundo. As pessoas aqui presentes sabem como é ter no centro do poder pessoas do nível do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, que acreditam na cultura e vivem isso no jeito de gerir o governo de Minas. Isso tem feito com que Minas ganhe em todas as áreas e o turismo cresça o dobro da média nacional”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Na WTM, o presidente da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), João Paulo Braga, lançou a Invest Minas Tur, plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no Estado. A Invest Minas Tur será um facilitador para a atração de investimentos no setor, uma vez que possibilitará uma conexão direta dos investidores com potenciais parceiros. O objetivo é dar visibilidade às diversas oportunidades existentes em Minas Gerais, através de uma vitrine na qual proprietários de imóveis e gestores municipais possam apresentar suas possibilidades e, assim, ampliar as chances de se obter recursos para a concretização dos empreendimentos.
Leia também:
Invest Minas lança plataforma digital para conectar parceiros e investidores
ExportaMinas
Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o objetivo do ExportaMinas é diversificar as exportações dos produtos mineiros, em especial, naqueles que compõem a cozinha mineira, como o café, o queijo, a cachaça e os doces mineiros, além de aumentar o acesso ao artesanato local. O programa foi lançado internacionalmente, no último sábado (13), durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago, nos Estados Unidos.
Para Leonardo Bortoletto, vice-presidente da Codemge, o ExportaMinas nasce hoje para ajustar arestas e fazer com que os produtos do estado possam estar em outros países: “Temos que lembrar que, para isso, temos que ter nossa produção certificada, temos que estar aptos a exportar, não é simplesmente incentivar. Temos que preparar, capacitar, fazer com que o pequeno se torne médio, que o médio ganhe uma estrutura, mas não perca o artesanal. Todas essas riquezas gastronômicas que estamos vendo aqui estarão nos próximos anos disponíveis em outros países. Nós temos a convicção de que, com o apoio do governo, o ExportaMinas será um grande sucesso”.
O ExportaMinas é inspirado no modelo francês de difusão da cultura alimentar pelo mundo. Em um primeiro momento, o programa pretende estruturar serviços de assessoria técnica aos produtores locais e instalar “casas da gastronomia mineira” nos principais mercados mundiais, como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Em cinco anos, a meta é habilitar para exportação os principais produtos da gastronomia mineira com utilização do “Selo Verde”.
No programa, quatro passos serão importantes para viabilizar a exportação de produtos típicos mineiros. Primeiramente, será preciso identificar os produtores com afinidade com o projeto, depois serão construídas parcerias para tratar os entraves já identificados. O terceiro passo será a elaboração do projeto-piloto, franquias de Minas no mundo e, por último, a replicação do projeto para outros produtores mineiros e setores da economia.
Circuito das Águas
O governo de Minas também anunciou a realização de uma press trip na região que compreende as 24 cidades integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag). A região abrange três importantes circuitos turísticos: Terras Altas da Mantiqueira, Circuito das Águas e Montanhas Mágicas.
“Nós temos no território das Terras Altas da Mantiqueira uma natureza exuberante, uma diversidade natural única, que compreende parques nacionais e estaduais e favorece as atividades de ecoturismo, de esportes de aventura como montanhismo, voo livre e outras atividades. Além da riqueza natural, a região propicia”, destaca Cristina Galvão, gestora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, que representou o presidente da Amag, Juliano Diniz de Oliveira, prefeito de Alagoa.
Congada e Cozinha Mineira
Quem passou pelo estande de Minas Gerais degustou uma rodada de pão de queijo oferecida pela Pão de Queijaria. Em seguida, houve uma apresentação, pelo terceiro ano consecutivo na WTM, do Terno de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas, uma tradição de mais de 100 anos e é repassada de geração a geração. O grupo se apresenta todo o ano na Festa de São Benedito, de 1º a 13 de maio, em Poços de Caldas. Maria Augusta Clementina, 70, mestra ogan (a que ensina e transmite experiência) foi o destaque, tocando seu atabaque. Maria Augusta é filha da segunda capitã de congo, Orlanda Conceição. “Eu nasci e cresci dentro da umbanda”, afirma, orgulhosa. A programação continuou com o lançamento do livro “Sistemas Culinários da Cozinha Mineira: o Milho e a Mandioca”, da coleção dos Cadernos do Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, comandou o Cozinha Viva, com o prato “Risotto Uai”, acompanhado de costelinha ao molho de goiabada-cascão. Simões cozinhou ao lado das chefs Lia, de Diamantina e Prinacota, de Caxambu, A iniciativa também conta com a participação das chefs Maria da Consolação e Marlene Raimunda, do projeto Circuito Gastronômico de Favelas. Quem passou pelo estande da Secult degustou produtos tipicamente mineiros como café, queijos, pães de queijo, azeite, doces e muito mais.