Turismo gastronômico

Harmonização e memória

Em Teresópolis, estabelecimento remonta a ambiente da primeira cervejaria criada na cidade, em 1912

Por Carolina Mazzi
Publicado em 22 de agosto de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Em Teresópolis, vá ao Bairro Alto e procure a Vila St. Gallen, casarão onde funciona o restaurante da cervejaria Therezópolis. O local já se tornou uma atração turística à parte. São três ambientes. Um deles é a abadia, onde é servido o fondue e frades alemãos são homenageados (com os garçons vestidos a caráter). O segundo reproduz, na decoração e no cardápio, restaurantes do início do século XX, quando foi fundada a primeira cervejaria da cidade. Seu nome é 1912, o ano em que isso ocorreu.

Mas o maior (e melhor) ambiente é o do restaurante principal, que, além de ter uma microcervejaria, oferece degustações e cursos, em seis variações: lager, dunkel, witbier, weiss, IPA e bock.

De todas, a melhor pedida é a IPA, principalmente para quem ainda não está acostumado com paladares mais amargos: de pureza alemã, porém mais leve, é uma excelente porta de entrada para os que querem conhecer as nuances da bebida. Não vá embora sem provar o melhor da gastronomia alemã: joelho de porco com repolho ou salada de batatas (R$ 99), linguiças recheadas e croquete de queijo (ambos por R$ 39) são imperdíveis. No menu, há sugestões de harmonização com cada prato, mas, na dúvida, procure a sommelier de cervejas Paula Pampillón, que tem boas dicas para combinação.

Antes de sair, visite a pequena capela e o conjunto de casinhas ali ao lado, que reproduzem a região de St. Gallen, na Suíça. Lá, é possível comprar queijos e embutidos servidos na casa.

Só os rótulos especiais

Atravesse a cidade até o restaurante Cremerie Genève, que, além de produzir sua própria cerveja, tem um capril particular, que fornece leite para a variedade de queijos de cabra oferecida. Dos defumados aos frescos, difícil escolher o melhor. Bom é passar a tarde degustando cada um deles e passear pela fazenda, que tem horta e igreja próprias. E, se ainda há energia e a vontade é conhecer o processo de produção industrial da cerveja, uma boa ideia é visitar a Cervejaria Petrópolis, cuja sede, em Teresópolis</CW>, produz apenas os rótulos “especiais” da marca.


Nova Friburgo

Degustação em meio ao verde

É possível continuar o tour cervejeiro por Nova Friburgo saindo de Teresópolis, através da serra que liga as duas cidades. Ou do Rio, em uma viagem de mais de duas horas. As cervejarias da região oferecem uma experiência diferente, com degustações direto do tanque de fermentação e uma visão de todo o processo de produção.

Boa pedida é começar pela Barão Bier, cuja fábrica fica em uma área cercada de verde. Se estiver frio, a experiência começa com uma reunião em torno de uma fogueira, onde a fundadora Edna Moraes, ao lado do marido, Cosme, conta a história da cerveja na cidade. Logo após, o tour leva os turistas por todo o processo de produção. A microcervejaria produz quatro tipos artesanais com a marca Barão: blonde ale, red ale, pale ale e weiss. Ao fim do processo, há uma degustação, harmonizada com purê de batata-baroa, cuja história remete à cidade.

Em outra propriedade no meio da mata e que mais parece um sítio, está a Rock Valley Beer, fundada por fãs de música, como o nome indica. A pequena fábrica é autoexplicativa: basta entrar para avistar os tanques de fermentação, as máquinas de rotulagem e as geladeiras. Um dos sócios fala sobre a criação da marca, enquanto a trilha de clássicos como Rolling Stones toca sem parar.

Vale provar a IPA do local, servida direto do tanque. Embora ainda em maturação, a identidade amarga está lá. E a experiência é uma forma de sentir as nuances da bebida. Diferentemente daquilo que o brasileiro está acostumado, a cerveja não precisa ser servida “estupidamente gelada”, ainda mais no inverno, quando a temperatura, à tarde, fica em torno de 15°C.

Santa Maria Madalena: com pimenta

Dependendo de como a Rota Cervejeira for feita, Santa Maria Madalena, a quase quatro horas do Rio, pode ser o ponto final ou inicial da jornada. O município tem como representante nessa área a microcervejaria Buzzi, que fica numa área verde minutos antes da entrada da cidade. Além de cinco variações clássicas, há uma cerveja especial: com pimenta. É a Dolores, nome da mais famosa personalidade da cidade, a atriz Dercy Gonçalves. Entre um gole e outro, caminhe pelas ruas e pelo casario histórico de Madalena.


Serviço

Agência 4x4. Faz o tour pelas cervejarias em Nova Friburgo e Santa Maria Madalena. Site: 4x4cantosecoturismo.com.br

Barão Bier. Agendamento pelo site baraobier.com.br

Rock Valley Bier. rockvalleybier.com.br

Ranz. ranzbier.com.br

Buzzi. Visitação por agendamento por email cervejariabuzzi@gmail.com

Informações. rotacervejeirarj.com.br

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!