Crescimento

Minas Gerais registra números positivos no turismo desde maio

Crescimento da atividade é observada em várias regiões. Ouro Preto e Monte Verde falam em melhor julho da história

Por Paulo Campos
Publicado em 21 de setembro de 2021 | 08:51
 
 
 
normal

Apesar de as cidades não terem números consolidados, o crescimento do turismo desde junho é uma realidade na maioria das regiões do Estado. Os guias de turismo são um bom termômetro para comprovar a retomada das atividades em um destino. A história de Sueli Maria Rutkowski exemplifica o de vários outros guias em cidades mineiras.

“De março a setembro de 2020, o movimento foi quase zero, mal dava para pagar as contas”, relata. A partir de outubro, ensaiou-se uma retomada, com a reabertura das igrejas de Ouro Preto, mas frustrada em janeiro por um novo lockdown. O movimento só veio a se normalizar em julho deste ano. “Agora, tem turistas todos os dias, principalmente de Belo Horizonte e de outros Estados”, conta.

Sueli oferece aos turistas que visitam Ouro Preto passeios privativos para grupos reduzidos, de preferência da mesma família, e cobra R$ 250 o passeio com quatro horas de duração. Com o aumento da demanda, o preço deve ser reajustado. Um dos tours mais procurados é Ouro Preto para Crianças. 

Julho, o melhor mês

Por conta da proximidade com Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos destinos que retomaram as atividades turísticas. “Como morador, empresário e agora secretário de Turismo, não observava um movimento tão grande na cidade nos últimos 15 anos”, enfatiza Rodrigo Câmara.

A ocupação dos hotéis alcançou 95% desde junho, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo. O interessante, segundo Câmara, é que, se antes o turista apenas passava o dia na cidade, agora observa-se uma média de três noites de permanência. 

Já Monte Verde registrou crescimento de 50% do volume de turistas no distrito. “Foi a melhor temporada de inverno de nossa história, e isso em uma pandemia”, salienta Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia.

Em São Thomé das Letras, o crescimento do turismo já pode ser contabilizado. A pandemia ocasionou a implantação no município de um sistema de controle de acesso, que, segundo Carla Gonzalez, chefe do Departamento de Turismo, registra o número real de visitantes na cidade.

Desde julho, a cidade aumentou consideravelmente o número de turistas nos finais de semana e feriados. O local já está entre os destinos mais acessados pelos turistas no portal Minas Gerais. Também aparece como um dos dez destinos mais buscados pelos usuários do site de viagens Trip Advisor.

“Ainda temos trabalhado com algumas limitações como medida de prevenção à pandemia. Somos um destino seguro e ficamos no primeiro lugar no ranking da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O município foi totalmente preparado para isso durante a pandemia. Hoje, estamos operando com 60% da capacidade hoteleira”, enfatiza a gestora.

Além de Ouro Preto e das cidades históricas próximas à capital mineira, Monte Verde e São Thomé das Letras, outros destinos que estão despontando em Minas são as estâncias hidrominerais do Sul de Minas e os municípios banhados pelo lago de Furnas.

Portal Minas Gerais

O cartão de visitas de Minas hoje é o portal Minas Gerais, uma ferramenta útil e prática para se conhecerem cerca de 5.000 atrativos do Estado. Há, ainda, sugestões de roteiros para os mais variados gostos, receitas da cozinha mineira e recurso que permite tours virtuais em 360º. 

Uma nova versão foi lançada em setembro do ano passado, potencializando a interatividade e os acessos, inclusive em Libras. No portal também podem se conhecer os destinos mais buscados por viajantes.

Entre as campeãs de acesso no portal Minas Gerais estão as cidades de Poços de Caldas, Delfinópolis, Serro, Jacutinga e São João del Rei.

Leia mais em Retomada: Minas Gerais busca recuperar o tempo perdido na pandemia, Turismo de experiência: "O DNA de Minas é oferecer muita autenticidade" e Cerca 22,9% dos turistas pretendem viajar dentro do próprio Estado.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!