Gramado

Natal Luz terá como marca a sustentabilidade e começará no dia 28 de outubro

Projeto do maior evento natalino país foi apresentado nesta terça-feira e reutilizará materiais de edições anteriores

Por Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2021 | 09:32
 
 
 
normal

Com possibilidade de uma boa parte estar imunizada, o 36° Natal Luz de Gramado - hoje o maior evento natalino do país e a principal comemoração da cidade gaúcha - nasce sob as marcas da sustentabilidade, da memória afetiva e da ludicidade. A edição deste ano ocorrerá entre 28 de outubro e 30 de janeiro, terá́ duração de 95 dias e foi apresentado no Hotel Laghetto Siena nesta terça-feira pela Gramadotur, a autarquia responsável pelo evento.

O projeto foi criado e desenvolvido pelas decoradoras gaúchas Neka Pante e Aline Herrmann, as mesmas responsáveis pela decoração da Festa da Colônia de Gramado. “Priorizamos a sustentabilidade com uso de elementos cenográficos já existentes, que foram repaginados. Nossa proposta é manter a essência do evento e as suas origens”, afirmou Neka.

A limitação dos recursos financeiros, somado ao interesse de aproveitar elementos de edições anteriores, tornará esta edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade. Segundo Rosa Helena Pereira Volk, secretária Municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz serão reaproveitados.

A proposta das decoradoras é mostrar "que somos uma pequena cidade na montanha", Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa, como lenha e feno. Como sempre, as luzes serão o destaque na cenografia. Para o vice-prefeito Luia Barbacovi, o projeto tem três conceitos importantes: criatividade, parceria e coragem.

Decoração

Entre as novidades dessa edição estão a decoração da praça da Várzea Grande, que será uma extensão da cenografia do pórtico e terá o monumento da Bengala como destaque. A praça Major Nicoletti receberá peças decorativas e iluminação. Na rua Coberta, ponto de encontro de moradores e turistas, será́ mantida a Árvore Cantante, mas sem receber corais.

O anjo que dá as boas-vindas ao visitante retornará à rótula da avenida principal da cidade. a Borges de Medeiros. O trecho da avenida, entre a praça das Bandeiras e a rua Torta, terá́ uma árvore com antigos brinquedos de madeira. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. A rua Torta ganhará decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel. A Vila de Natal, na praça das Etnias, será́ totalmente remodelada.

Em frente à Igreja São Pedro será́ montada uma árvore de nove metros de altura. O canteiro central da Borges de Medeiros, entre as ruas Torta e Eusébio Balzaretti, terá́ a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.

Na rótula das avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, a decoração reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz, realizado em 1985. Peças decorativas, como coral e pinheiros, formarão um cenário diferente no contorno da rótula. “De onde se olhar, o cenário vai ser diferente”, explicou Neka. As renas decoradas serão mantidas nas ruas Pedro Benetti e São Pedro e na avenida das Hortênsias.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!