Sul de Minas

Poços de Caldas: começam neste sábado as gravações da novela "Além da Ilusão"

Cidade, que concederá atrativos à iniciativa privada, realizará audiência pública nesta segunda-feira

Por Paulo Campos
Publicado em 02 de outubro de 2021 | 12:46
 
 
 
normal

A equipe de produção de "Além da Ilusão", próxima novela das 18h que será exibida na Rede Globo, já está em Poços de Caldas para as gravações. A novela estreia em fevereiro de 2022 e terá a cidade de Poços de Caldas como palco inicial da trama de época, ambientada nos anos 30. As primeiras cenas começarão a ser captadas neste sábado, e a equipe segue no município até o dia 12 . Ao todo serão aproximadamente 120 horas de gravação.

A trama, com texto de Alessandra Poggi e direção de Luiz Henrique Rios, terá cenas não só em Poços de Caldas, mas também em Queluz e Campinas (SP). O folhetim marca a estreia de Larissa Manoela na emissora. Ela e o ator Rafael Vitti, que viverá seu par romântico na novela, já estão na cidade do Sul de Minas para as primeiras cenas, junto com uma equipe de aproximadamente 200 pessoas comandadas pelo diretor-executivo Maurício Quaresma.

"Desde que viemos visitar a cidade ficamos empolgados para a captação. Percebemos uma plena conservação no município, o que possibilitará imagens de muita qualidade. Toda equipe está animada e fomos bem-recebidos", afirmou Quaresma. "Além da Ilusão" terá gravações no Cassino, no Palace Hotel e nas Thermas Antônio Carlos, famosos pontos turísticos da cidade. E não será uma cidade fictícia, mas fará referências no texto à cidade de Poços de Caldas.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca, comemora o fato de Poços ser mais uma vez palco de uma novela global e com referência ao nome da cidade. Não é primeira vez que o destino é escolhido para as gravações de uma novela. Duas outras produções tiveram a cidade como cenário: "O Profeta" (2006) e "Alto Astral (2015). Até o final deste ano, a equipe do filme da Turma da Mônica retorna à município mineiro para rodar o terceiro filme. 

Devido às gravações, algumas adaptações temporárias estão sendo executadas na iluminação pública nas proximidades do Palace Hotel e no Parque José Affonso Junqueira. As lâmpadas de coloração branca (do tipo vapor metálico) serão substituídas por lâmpadas de coloração amarela (do tipo vapor de sódio). Um comunicado já informou os moradores das alterações.

Segundo levantamento da Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet) — empresa contratada pela prefeitura para a elaboração de um plano de curto, médio e longo prazo para o turismo da cidade ­—, com ocupação de apenas 50% da hotelaria no ano passado, por conta das restrições impostas pela pandemia, Poços de Caldas recebeu cerca de 2 milhões de visitantes. Atualmente, a hotelaria funciona com 85% da capacidade de ocupação. 

Audiência pública

Em setembro, a prefeitura abriu processo licitório dos equipamentos do circuito turístico. Nesta segunda-feira, acontece uma audiência pública para que a população possa fazer cosniderações sobre o projeto. A primeira licitação, feita em outubro de 2020, segundo o secretário Ricardo Fonseça, teve um único interessado, mas que desistiu de participar. 

Faz parte do processo de concessão à iniciativa privada a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês, a cachoeira Veú das Noivas e o teleférico, que permanecia fechadohá dois anos devido a um acidente. Para se tornar o processo mais interessante para as empresas, foi incluído o complexo do Cristo Redentor, onde está uma rampa de paraglider.

Segundo Fonseca, desde os anos 70, quando foram criados os principais pontos turísticos da cidade, que não há nenhum investimento. "Estamos falando da injeção de R$ 50 milhões nos atrativos e de uma gestão técnica, mais eficiente", afirma o secretário. Ele considera muito importante a participação da população e dos empresários na audiência de segunda-feira.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!