Agente de viagens

Releitura do agente de viagens eleva profissão a outro nível

No dia dedicado a esse profissional, preparamos uma homenagem e uma reflexão sobre a transformação dessa função, imprescindível para o turista

Por Tânia Ramos
Publicado em 22 de abril de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Para lembrar o Dia do Agente de Viagens, celebrado hoje – 22 de abril –, não podemos deixar de destacar a importância desse profissional, responsável pela realização dos sonhos de viajantes pelo mundo afora. E, principalmente, mostrar que essa profissão passa por uma profunda evolução, tornando-se, apesar das facilidades criadas pela internet, cada vez mais essencial na hora de você formatar o roteiro ideal de viagem, tanto para os destinos domésticos como para os internacionais.

Afinal, é o agente de viagens que nos oferece, na hora de fazermos nossas escolhas, as orientações necessárias para optarmos pelo destino que melhor case com nossas expectativas de viagens, além de criar um pacote do tamanho de nosso bolso, mas com todos os critérios de conforto e segurança, desde as reservas de voos, traslados e hospedagens até os tours no destino.

Nada como se colocar, portanto, nas mãos desses eficientes profissionais, que, não raro, cativam clientes fiéis, que só compram os pacotes de viagens em suas mãos. Esse é o caso, por exemplo, de Ester Bitarães, que, há 14 anos, só viaja pela Ibiza Turismo.

Mais emblemática ainda é a fidelidade da viajante Dalila de Fátima Oliveira Moura, que, desde 1986, segue Lurdinha (Maria de Lourdes Caldeira), hoje na Flytour, para qualquer agência que ela vá.

Evolução

Apontada em quinto lugar entre as profissões com os dias contados, segundo pesquisa do site CareerCast – que divulgou, em setembro de 2016, uma lista das dez profissões mais ameaçadas de extinção nos Estados Unidos –, o agente de viagens, ao contrário, promete ter vida longa.

Ocorre que, para fazer frente às supostas vantagens oferecidas pela internet, esse profissional está se tornando um consultor de viagens, com habilidades muito além das de um simples vendedor de pacotes.

“Quem não for um consultor de viagem está fora do mercado”, afirma a gerente geral da Ibiza Turismo, Patrícia Saraiva. Ela explica que muitas pessoas só podem viajar uma vez ao ano, durante as férias; então, esse turista precisa ser atendido por alguém que “fale com propriedade sobre o destino e possa lhe oferecer o melhor dentro de suas expectativas”.

Concorda a gerente de marketing da Belvitur Viagens, Andrea Panisset, para quem “o consultor tem que ser um superpsicólogo”. Segundo ela, o grande desafio é traçar, em apenas uma conversa, o perfil do cliente e quanto ele está disposto a gastar, para para montar o pacote mais próximo de seus desejos.


“O consultor atua de acordo com o que sente em conversa com o viajante: seus desejos e suas possibilidades financeiras”, diz Dirceu Diniz, da Mappa Turismo

 

Atenção ao cliente sempre

Com uma atuação voltada para um público eclético, mas uma maior oferta de pacotes mais em conta, a operadora CVC nem por isso deixa de atentar para os íntimos desejos de seus viajantes.

“É importante oferecer ao cliente aquilo que ele quer comprar, que faz parte de seu estilo de vida e, principalmente, que caiba em seu bolso”, pondera o vice-presidente de vendas, produtos e marketing da CVC, Valter Patriani.


Atuação da agência fideliza os viajantes

Desde 2013, quando começou a viajar com maior regularidade – são de duas a três internacionais por ano, fora as nacionais –, que Ester Bitarães está com a Ibiza Turismo. A parceria cliente-agência deu tão certo, que, agora, Ester só define com a família o tipo de viagem que todos desejam fazer e deixa a decisão final por conta de Ana Cristina ou Patrícia, admite ela.

“Elas conhecem meu perfil, sabe que gosto de hotéis confortáveis e com uma boa infraestrutura em volta, dependendo do lugar”, explica Ester, lembrando que, quando começou a viajar, eram só ela, o marido e os três filhos. Mas, nesses 14 anos, ganhou dois genros e uma netinha, além de ainda convidar cunhados e sobrinhos para a viagem.

Ou seja, é um grupo bem eclético, com adultos, adolescentes e bebê, o que, na hora de montar o pacote, é preciso fazer escolhas que agradem a todo mundo. E ninguém tem reclamado. Então, até mesmo nas viagens nacionais, realizadas com a própria aeronave, a Ibiza é acionada para contratar hospedagens e passeios.

Cruzeiro pelo Caribe

A próxima viagem da família será um cruzeiro pelo Caribe, partindo de Fort Lauderdale, na Flórida, durante o feriado da Semana da Criança. “Como já fiz todas as modalidades de cruzeiros pela costa brasileira, falei com o pessoal (da Ibiza) que queria navegar por alguns destinos diferentes. Assim, elas escolheram esse roteiro de oito noites da Royal Caribbean”, o que, segundo Ester, agradou a todos os familiares.
 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!