Festuris/Gramado

Turismo mineiro tem R$ 500 milhões para promoção, segundo vice-governador

Mateus Simões elege infraestrutura, qualificação de mão-de-obra e articulação com os setores como os principais desafios; no estande de Minas revela dotes culinários em cozinha-show

Por Paulo Campos
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 19:43
 
 
 
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Presente na Feira de Turismo de Gramado (Festuris), o vice-governador Mateus Simões enumerou os três principais desafios do turismo em Minas Gerais nos próximos anos: infraestrutura, qualificação de mão-de-obra e articulação com os setores. Segundo ele, hoje o Estado tem R$ 150 milhões para promoção, R$ 2 bilhões para investimentos em infraestrutura, R$ 1,2 bilhão para qualificação de mão-de-obra e R$ 700 milhões para participação em eventos, com apoio de órgãos como Codemge e instituições como o Sebrae Minas. “Estamos presentes nas grandes feiras do Brasil e nas maiores do mundo”, disse durante coletiva.


O vice-governador considera a infraestrutura o maior dos desafios. A dificuldade para expandir as rotas turísticas, segundo ele, é o acesso, principalmente em regiões como o Norte de Minas, atendida por um único aeroporto, o de Montes Claros, e o Vale do Jequitinhonha – recentemente a Azul inaugurou ligação direta de Belo Horizonte para Salinas. A exceção é Teófilo Otoni. "É um desafio distribuir turistas a mais de 400 km, em estradas que não estavam muito boas. Proporcionalmente, essas regiões têm o maior volume de obras de recuperação asfáltica”, frisou. Sobre as rotas aéreas, Simões espera que Gol e Latam corram atrás do prejuízo e sigam o exemplo da Azul, que está expandindo as rotas, por meio da Azul Conecta, em todo o Estado.


O desafio da qualificação de mão-de-obra está, segundo ele, sendo solucionado com o projeto Trilhas do Futuro, uma parceria entre as secretarias de Estado de Cultura e Turismo e de Educação com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para desenvolvimento de cursos voltados o turismo. Para Mateus Simões, falta ainda inserir o inglês no aprendizado. No que toca à articulação com o setor, o desafio é trazer aqueles que não estão em Minas para o Estado e levar os que estão a repensar o que estão oferecendo em produtos turísticos. “O Sul de Minas é a França: tem queijo, azeite e patê. Por que então não temos turismo de gastronomia e experiências rurais na Mantiqueira? Temos condições de transformar a Mantiqueira em uma Tiradentes em fluxo de turistas”, destaca.


Minas no Festuris

 


Minas Gerais participa do Festuris com o maior estande até hoje em um festival de turismo. A inauguração do espaço no pavilhão Araucária contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e dos organizadores do festival, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Na ocasião, Simões ofereceu pão de queijo e goiabada-cascão trazidos pelo gestores do Mercado Central, Ricardo Vasconcelos e Luiz Carlos Braga, para a feira. Em formato retangular, o ponto central do estande é um balcão gastronômico que evidencia os produtos da cozinha mineira, entre eles queijo canastra, azeites da Mantiqueira, vinhos de, cachaças, doce de leite e cafés do Sul de Minas e do Cerrado.

Companhia de Dança do Palácio das Artes apresentou trecho do espetáculo


Como aconteceu na Abav Expo deste ano, a Companhia de Dança do Palácio das Artes apresentou cenas do espetáculo “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. A coreografia é resultado da pesquisa de campo promovida pelo corpo artístico da Fundação Clóvis no Alto Jequitinhonha. As visitas às associações de artesanato e as conversas com moradores da região inspiraram um trabalho coletivo coreografado por Marco Paulo Rolla, que mescla as tradições mineiras à contemporaneidade. Houve, ainda, rodadas de Caipiblue, o drink preparado com o licor Curaçao Blue e cachaça artesanal mineira que resultou na parceria entre Minas Gerais e a ilha caribenha de Curaçao.

O estande de Catas Altas: produtos regionais como o vinho de jabuticaba e as cachaças artesanais


Um segundo estande é uma parceria da Secult-MG e Sebrae, apresentando as três novas rotas turísticas lançadas no evento. Outros três destinos mineiros que participaram da feira com estandes próprios foram Catas Altas, Juiz de Fora e Paracatu. Catas Altas, no Circuito do Ouro, exibiu produtos como espumante e vinho de jabuticaba, herança do século XIX, cachaças artesanais e artesanato produzido pela Casa do Artesão. Já Juiz de Fora, na Zona da Mata, promoveu atrativos, como Museu Mariano Procópio, Cine-Teatro Central, Jardim Botânico, Parque da Lajinha, Praça da Estação, Parque Municipal e Centro de Ciências da UFRJ. Já Paracatu apresentou seu rico patrimônio-histórico cultural: o estande reproduzia a Casa Paracatu para apresentar aos visitantes os casarões históricos, as tradições e as quitandas da cidade.


Cozinha-show


No momento mais esperado no estande mineiro no Festuris, o vice-governador Mateus Simões exibiu seus dotes culinários, ao lado do chef Felipe Rameh, do Tragaluz. Simões pôs a mão na massa e ensinou uma receita de pão de queijo, nosso produto mais conhecido além das fronteiras do Estado. Simões mostrou um profundo conhecimento sobre queijos, azeites e vinhos de Minas. Assista ao vídeo:

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