SÃO PAULO. Depois da morte do estudante Will Hauver, 22, de complicações do diabetes associado à gripe, seus amigos e familiares resolveram lançar um desafio nos moldes do “Desafio do Balde de Gelo”, que arrecadou dinheiro para pesquisas e tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A ideia do “Desafio do Ovo na Testa” foi inspirada em uma brincadeira feita pelo próprio Will, alguns meses antes de morrer. Ao ser desafiado a jogar um balde de gelo na cabeça, ele gravou um vídeo dizendo que faria uma doação para a campanha, mas que lançaria uma outra, que consistiria em quebrar um ovo na própria cabeça e chamar a atenção para a diabetes tipo 1.

Will estudava Comunicações no Rollins College, na Flórida, quando foi encontrado morto em seu quarto. De acordo com a Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil (JDRF, na sigla em inglês), gripe e outras infecções aumentam consideravelmente o risco de cetoacidose diabética, complicação potencialmente fatal da diabetes. Foi o que ocorreu com Will.

Depois de sua morte, seus amigos, liderados pela estudante Paige Kennedy, lançaram um vídeo em que convocavam pessoas a quebrarem um ovo na cabeça, falarem sobre a diabetes tipo 1 e fazerem uma doação para a JDRF.

Até quarta-feira, mais de 180 vídeos de pessoas aderindo ao desafio já haviam sido publicados no canal do YouTube criado pelo grupo, e mais de US$ 48 mil já tinham sido arrecadados.