Se a eleição presidencial fosse hoje, o senador Aécio Neves (PSDB) seria o vitorioso em Minas Gerais, de acordo com a pesquisa DataTempo. O tucano lidera todos os cenários testados e, em seu melhor desempenho, consegue uma frente de 15,9 pontos percentuais em relação à adversária mais próxima, a presidente Dilma Rousseff (PT).
No cenário mais provável (1), que inclui Aécio, Dilma e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o senador tucano atinge 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Eduardo Campos registra 9,6%.
Incluindo neste quadro os chamados candidatos nanicos (cenário 2), Aécio Neves continua na liderança com 44,7% da preferência do eleitorado. Dilma Rousseff tem 29,2%, e Eduardo Campos, 9,5%.
Substituindo Eduardo Campos pela ex-senadora Marina Silva (PSB), o quadro (cenário 3) não sofre alteração significativa. Nessa situação, Aécio tem 44,3%, Dilma Rousseff, 28,8%, e Marina Silva, 12%. Incluindo os nanicos neste cenário (4), a variação é de décimos. Aécio Neves tem 44%, Dilma, 28,7%, e Marina Silva, 11,5%.
O DataTempo ainda testou a substituição de Dilma Rousseff pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos cenários 5 e 6, Aécio continua na liderança, mas perde pontos. No quadro com Eduardo Campos, Aécio contabiliza 40,5%, Lula, 36,9%, e o pernambucano, 8,4%. No cenário com Marina Silva, Aécio registra 39,3%, Lula, 36,5%, e a ex-senadora tem 10,6%. O número de indecisos varia de 4,3% até 5,4% de acordo com o cenário. Já o percentual de quem não pretende votar em ninguém vai de 7,6% a 8,8%.
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o senador mineiro continua na dianteira. Ele foi lembrado por 21,5% dos entrevistados. Dilma Rousseff é citada por 17,9%. O número de indecisos alcança 25,1%.
Segundo turno. No embate direto entre dois pré-candidatos, situação que ocorre em um eventual segundo turno, Aécio Neves bate Dilma e Eduardo Campos. O tucano consegue 50,4% das intenções de voto contra Dilma (31,7%). Já contra Campos, Aécio obtém 57,2%. O pernambucano registra 18,1%.
No embate entre Dilma e Eduardo Campos, a petista vence o socialista por 37,7% a 34,2%.
Rejeição. São os socialistas Eduardo Campos e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, os nomes que registram menor rejeição. Campos não é aceito por 2,9%, e Marina tem a resistência de 5,7%. Aécio sofre rejeição de 13,3% enquanto Dilma é repelida por 34,6%. Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, de 23 a 27 de maio. A margem de erro da pesquisa DataTempo é de 1,98 ponto percentual.
Registro
Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 - Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo 60CC0609CE0.