BH ou Brumadinho?

Pedro Aihara dispensa candidatura à PBH ou Brumadinho: ‘permanecerei deputado’

Deputado federal do PRD garantiu que não estará na disputa das eleições municipais; o político transferiu seu domicílio eleitoral para Brumadinho

Por O TEMPO
Publicado em 30 de abril de 2024 | 10:00
 
 
 
normal

O deputado federal Pedro Aihara (PRD), que já havia sido cotado para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, descartou ser um candidato na capital mineira. A declaração foi feita durante conversa no Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, nesta terça-feira (30). 

O político, conhecido por ter sido o porta-voz dos bombeiros após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, também é cotado para disputar a Prefeitura de Brumadinho, na região metropolitana, mas, por enquanto, também nega essa possibilidade. Conforme O TEMPO divulgou, dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Aihara chegou a mudar o domicílio eleitoral para a cidade da Grande BH.  Nos bastidores, aliados confirmam que o parlamentar deve disputar o executivo municipal.

Durante a entrevista ao Café com Política, entretanto, Pedro Aihara declarou que pretende, inicialmente, manter seu cargo no Congresso Nacional, lutando especialmente pelas negociações de repactuação dos desastres de Mariana e Brumadinho.

“Hoje, eu sou a única voz que, de fato, representa Brumadinho no Congresso Nacional. A gente tem discussões importantes acontecendo lá. De fato, eu tenho recebido muitos pedidos e acho que existe uma vontade muito grande em Brumadinho de mudar os quadros políticos da cidade. Mas, como eu disse, o meu foco é me manter no cargo de deputado e ser essa voz dos cidadãos de Brumadinho lá no Congresso, que a gente precisa disso ainda mais nesse contexto da reparação”, afirmou.

A última pesquisa DATATEMPO que mediu o cenário eleitoral em Belo Horizonte foi divulgada no início de abril e testou o nome de Pedro Aihara. Em uma lista estimulada com 13 nomes, o deputado federal mineiro aparece em décimo lugar, com 1,9% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, e a pesquisa foi registrada no TRE-MG é 02336/2024.

A entrevista ao Café com Política foi concedida aos jornalistas Thalita Marinho e Guilherme Ibraim.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!