A BMW lançou no Brasil, com rapidez inesperada, a nova bigtrail R 1200 GS 2017 em duas versões: a Sport+ e a Premium+ (mais equipamentos e melhor controle da ciclística), além de dois pacotes inéditos, Exclusive e Rallye (diferenças apenas de acabamentos e de cores), e preços entre R$ 65 mil e R$ 75 mil. A moto aventureira, foi toda renovada, com diversos aprimoramentos no motor, agora com refrigeração líquida, no visual e nos eletrônicos para controle de tração, potência e frenagem, entre outros. Ou seja, melhorou o que era muito bom. Claro, que a fabricante alemã recebeu um estímulo, chamado Honda CRF 1000 Africa Twin, que ajudou muito no aprimoramento do modelo top trial. Ele é um dos destaques no mundo aventureiro, pois é preparado pra quase todo tipo de terreno, podendo ainda arriscar-se em trilhas leves. A BMW R 1200 GS recebeu modernização visual, que, além de novas cores, também tem acabamento galvanizado e inox no radiador conforme o pacote escolhido, novas abas do tanque e para-lama dianteiro mais aerodinâmico. Outra novidade é o eixo cardã pintado em preto e as pinças de freios em dourado, conforme o modelo. A totalidade da iluminação em LED é opcional em algumas versões. Mas os itens oferecidos de série são vários: para-brisa com ajuste de altura; ajuste dos manetes; freios ABS; computador de bordo; controle automático de estabilidade (ASC); guidão com ajuste de posição; imobilizador eletrônico; modos de pilotagem variados.
Usina de força
A BMW R 1200 GS utiliza um motor bicilíndrico do tipo boxer (cilindros opostos igual no Fusca), com 1.170 cc, comando de oito válvulas, injeção eletrônica a gasolina e refrigeração mista (líquido e ar). Ele desenvolve potência de 125 cv a 7.750 rpm e torque de 12,8 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio de seis marchas com embreagem hidráulica transmite a força para as rodas pelo eixo cardã. A nova moto adota ainda um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão, que se traduz em maior conforto. Na ciclística, a GS adota a suspensões exclusivas BMW, Paralever e Telelever, apoiadas em rodas de liga leve (ou raiadas no modelo rally) e seguras por freios com ABS. Como modelo de luxo, e tendo a rival da Honda CRF 1000 com a vantagem da capilaridade das lojas no Brasil, a GS oferece ainda manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); e piloto automático. A versão Premium+ (R$ 75 mil) agrega itens como o controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico de suspensão (ESA); sistema de partida sem chave assistente de partida em subida; assistente de troca de marchas e controle automático de estabilidade (ASC). Um pacote invejável de tecnologia, que, realmente, destaca a moto. Acrescente-se a isso o tanque de 20 L e o piloto tem grande autonomia para se aventurar nas estradas. O peso cheio é de 244 quilos. Mais informações: www.bmw-motorrad.com.br.
Técnica: BMW R 1200 GS
Motor: bicilíndrico tipo boxer, 1.170 cc, de oito válvulas, injeção eletrônica a gasolina e refrigeração mista a líquido e a ar
Potência: 125 cv a 7.750 rpm
Torque (força): 12,8 kgfm 6.500 rpm
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: eixo cardã
Freios ABS: (T) disco (D) 2 discos
Suspensão: (T) Paralever (D) Telelever
Tanque: 20 L
Preço: R$ 65 mil a R$ 75 mil
Motonotícias
* A prova de motovelocidade GP Gerais, nesse fim de semana no autódromo internacional de Curvelo promete levar muita emoção com disputas na pista. Juntamente com a corrida haverá uma feirão de carros antigos e seminovos (ver valor de participação). Para o público a entrada é gratuita pra corrida e pro Feirão. Informações: Zapp ( 31) 999 718 318 ou no www.gpgerais.com.br.
* O 20º Curvelo Motoshow desse fim de semana foi simplesmente muito bom, com motociclistas de todo Brasil e amigos que só se veem nessa festa. Diferentemente dos outros anos, desta vez, a praça antiga e muito grande foi toda cercada. Mesmo com entrada franca, a segurança aumentou e muitas barracas foram montadas na área do evento. O povo de Curvelo e o MC Zangões Brasil estão de parabéns. O Jacaré agradece a recepção calorosa.
* A sexta geração da esportiva Suzuki GSX-R1000 2017, lançada na Europa, é uma outra moto. Só o nome é o mesmo. Esse modelo é uma Fênix, que renasceu do zero para redefinir a superesportivas, segundo a fabricante. Disponível em duas versões, a GSX-R1000 padrão e a GSX-R1000R de produção limitada teve o motor totalmente renovado, mais compacto e mais leve, além de potência líder na rua e em pista. Chassi totalmente novo e mais compacto, Eletrônicos avançados simples de usar, além de aerodinâmica refinada, que reduz o arrasto em alta velocidade. Veja mais no www.globalsuzuki.com/motorcycle/gsxr1000
Passeio Pra Motos
FIM DE SEMANA
* 2º Aniversário do MC Skulls Motorcycles Brasil em Itabira. Show de rock 0800. (31) 999 998 822.
* Encontro de Motociclistas do Chacais MC em Três Pontas. (35) 988 824 048.
SÁBADO, 6.5
* Moto Rock Solidário em Betim, às 17h na rua Juriti, 155, bairro Imbiruçu. Entrada: 1 kg de alimento ou 1 agasalho. Shows com seis bandas. Realização: Xandão e MCs Devassas, Micróbios do Asfalto e Elefantes do Asfalto, (31) 996 896 428
* Aniversário de 10 anos do MC Piratas do Indaiá, em Dores do Indaiá. (37) 999 040 402.
* 1ª Confraternização dos Motoclubes da Cervejaria Los Penidos em Igarapé. Três bandas de rock. (31) 975 210 538 Zapp.
* 1º Motopoint Quadrimestral em Dores do Turvo. Realização: MC Serra do Cipó. (32) 984 452 406.
DOMINGO, 7.5
* Inauguração do Motopoint do MC Águia Patrimonial em Belo Horizonte. (31) 975 308 651.
TERÇA, 9.5
* 9/5, 65º BH Motopoint em Contagem, às 19h30, com entrada franca, no Espaço VIP, avenida Babita Camargos, 199. Locutor: Glaucim FR, Show de rock com. MCs organizadores: Veloster, Motoget, Irmandade Estradeira, Irmãos Coragem, Moicanos, Sidão Motoca e Rebeldes. (31) 987 315 115.
- Confira mais no jacaremoto.com.br e cadastre os eventos pelo jacare.jacaremoto@gmail.com