Hoje, há uma forte confrontação com a globalização, exacerbada por Donald Trump, que reforçou: “A América em primeiro lugar”, melhor dito, “só a América”. O presidente move uma guerra contra as corporações globalizadas em favor daquelas de dentro dos Estados Unidos.
Trata-se de uma luta contra os conglomerados financeiros que controlam grande parte da riqueza mundial, que está na mão de um reduzido número de pessoas. Segundo J. Stiglitz, Nobel de Economia, temos 1% de biliardários, contra 99% das outras pessoas.
Esse tipo de globalização, de natureza econômico-financeira, dinossáurica, no dizer de Edgar Morin, é a fase de ferro do fenômeno. Mas a globalização é mais que a economia. Trata-se de um processo irreversível, uma nova etapa da evolução da Terra, a partir do momento em que a descobrimos, vendo-a de fora, como no-lo testemunharam os astronautas a partir de suas naves espaciais.
Impactante é o testemunho do astronauta John W. Young, na quinta viagem à Lua, em 16 de abril de 1972: “Lá embaixo está a Terra, esse planeta azul-branco, belíssimo, resplandecente, nossa pátria humana. Daqui da Lua eu o seguro na palma de minha mão. E dessa perspectiva não há nele brancos ou negros, divisões entre leste e oeste, comunistas e capitalistas, norte e sul. Todos formamos uma única Terra. Temos que aprender a amar esse planeta do qual somos parte”.
A partir dessa experiência ficam proféticas e provocativas as palavras de Pierre Teilhard de Chardin, em 1933: “A idade das nações passou. Se não quisermos morrer, é hora de sacudirmos os velhos preconceitos e construir a Terra. A Terra não se tornará consciente de si mesma por nenhum outro meio senão pela crise de conversão e de transformação”. Essa crise se instalou em nossas mentes: somos agora responsáveis pela única Casa Comum que temos. E inventamos os meios de nossa própria autodestruição, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade.
Se bem repararmos, essa consciência irrompeu em 1521, quando Fernão de Magalhães fez, pela primeira vez, o périplo do globo terrestre, comprovando que a Terra é redonda e podemos alcançá-la a partir de qualquer ponto de onde estivermos.
Inicialmente, a globalização realizou-se na forma de ocidentalização do mundo. A Europa deu início à aventura colonialista e imperialista de dominação das novas terras, que foram postas a serviço dos interesses corporificados na vontade de enriquecimento ilimitado, de imposição da cultura branca, de suas formas políticas e de sua religião cristã. Essa aventura fez-se sob grande violência, com genocídios, etnocídios e ecocídios. Ela significou, para a maior parte dos povos, um trauma e uma tragédia, cujas consequências se fazem sentir até os dias de hoje.
Temos que resgatar hoje o sentido positivo da “planetização”, palavra melhor que “globalização” com sua conotação econômica. A ONU, em 22 de abril de 2009, oficializou o nome “Mãe Terra” para dar-lhe o sentido de algo vivo que deve ser respeitado, como o fazemos com nossas mães. O papa Francisco divulgou a expressão Casa Comum para mostrar a profunda unidade da espécie humana habitando num mesmo espaço.
Não podemos retroceder e fechar-nos, como pretende Trump. Temos que adequar-nos a esse novo passo que a Terra deu, este superorganismo vivo, segundo a tese de Gaia. Nós somos o momento de consciência e de inteligência da Terra. Por isso, somos a Terra que sente, ama, cuida e venera. Somos os seres da natureza cuja missão ética é cuidar dessa herança sagrada. Não estamos correspondendo a esse chamado da própria Terra. Por isso, temos que despertar e assumir essa nobre missão de construir a planetização.
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A idade das nações passou: a hora é de resgatar a Terra como um todo
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