Star Prestigie nos resorts Iberostar
Nathália Barbosa, gerente de contas para Minas Gerais e Brasília da rede Iberostar, veio especialmente a Belo Horizonte para divulgar, a um seleto grupo de agentes de viagens convidados pela operadora Viagens Master, uma das principais novidades da rede espanhola na Praia do Forte: o Star Prestigie. Trata-se de uma área VIP nos resorts onde os clientes podem desfrutar de lounge privativo e de um clube de praia exclusivo.
Personagem da semana
Ubiraney de Figueiredo Silva, presidente da Associação
Circuito do Ouro, fala sobre os novos circuitos e o trabalho
de roteirização para facilitar a circulação do turista
Quando foi criada a Associação Circuito do Ouro e qual é o objetivo da entidade?
Desde 2001, a Associação do Circuito do Ouro existe com personalidade jurídica, tendo como missão representar seus associados, apoiar e promover o desenvolvimento do turismo sustentável no circuito, por meio da articulação de setores empresariais, governamentais e sociedade civil, e da indução de políticas, planos e projetos, reforçando a identidade regional.
Quantos municípios fazem parte do circuito e quais seus principais atrativos?
São 15 municípios associados, com atrativos culturais, religiosos, ecológicos e gastronômicos, como Museu da Inconfidência, trem turístico da Vale, Museu do Tropeiro, santuários do Caraça e da Piedade, Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, cervejarias artesanais e diversas cachoeiras e trilhas.
Em 2016, a associação lançou quatro roteiros turísticos. Quais são eles e como estão sendo vendidos aos turistas?
Os roteiros são: Entre Trilhas, Sabores e Aromas, com duas rotas (gastronômica e ecológica), passando por Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará; Entre Serras da Piedade ao Caraça, com três rotas (religiosa, gastronômica e ecológica), em Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas; Entre Personalidades e Ruralidades, com duas rotas (das personalidades e do tropeirismo), em Itabira e Nova Era; e Entre Cenários da História, com três rotas (histórico-cultural, das artes e ecológica), em Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas. Como a proposta da associação é dar ao viajante autoguiado maior liberdade de planejamento e organização da própria viagem, os roteiros estão no site (circuitodoouro.tur.br), além do mapa e do guia, distribuídos gratuitamente.
Quais as últimas novidades do circuito para os turistas?
Com a roteirização, temos conseguido realizar diversas parcerias – com Coca-Cola e Vale, por exemplo –, que ajudam a fazer dos roteiros um produto turístico das empresas e das comunidades da região, e não apenas da Associação do Circuito do Ouro. Temos ainda projetos de sinalização turística dos roteiros e de uma tecnologia extremamente inovadora, a serem realizados ainda neste ano.
Qual é hoje o perfil do visitante do Circuito do Ouro?
Numa região que tinha como principal atratividade o segmento histórico-cultural, que concentrava um público acima de 25 anos, a roteirização do Circuito do Ouro possibilita apresentar diversos destinos sob várias perspectivas. Hoje, temos ações direcionadas para famílias, crianças e adolescentes, jovens adultos e terceira idade, bem como diversas classes sociais. Nosso fluxo é bem heterogêneo, tendo em vista a diversidade que a região apresenta.
Check-in/ check-out
Nova loja em Belo Horizonte
A Azul Viagens inaugurou, no dia 14, sua nova unidade em Belo Horizonte (avenida Raja Gabaglia, 2.000, loja 8, Torre 1, bairro Cidade Jardim.) A nova loja funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h, apostando em excelência no atendimento e negociações especiais. O telefone de contato é (31) 3344-1871. Essa é a 32ª loja da marca e a quarta em Belo Horizonte. O supervisor é Juscelino Melo.
Realidade virtual no turismo
O Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau fechou parceria com a NDG Comunicação para o uso de uma ferramenta de realidade virtual. Com a parceria, BHC&VB poderá levar os atrativos de Belo Horizonte para o mundo inteiro por meio da tecnologia, permitindo aos turistas realizar um tour virtual pela capital mineira, numa experiência inédita. A realidade virtual está, aos poucos, fazendo parte do segmento de turismo.
Marca corporativa
O Beach Park expandiu seu leque de atuação e ganhou nova marca corporativa: o Beach Park Entretenimento. O desenvolvimento estratégico foi resultado de um ano de estudos e pretende refletir a consolidação da cultura da companhia, que, nos últimos 30 anos, expandiu-se para novas áreas como mídia, plataformas de conteúdo e entretenimento, como a produção do musical Ceará Show.
Expansão do setor
Com o aumento do turismo internacional, cresce a consciência sobre o seguro-viagem, por conta do alto custo do atendimento à saúde no exterior. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), os seguros de viagem registraram R$ 420,20 milhões em prêmios (valor pago pelos segurados) em 2016. O valor representou expansão de 87,6% em relação a 2016.
Câmara de Comércio Argentina-Minas Gerais
Foi lançado no último dia 14, no auditório da Fiemg, a Câmara de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais, que será ferramenta fundamental para a consolidação e ampliação dos intercâmbios econômicos, tecnológicos, sociais, educacionais e culturais entre a República Argentina e o Estado de Minas Gerais.
Mal das pernas
A companhia aérea italiana Alitalia está mal das pernas. Depois de iniciar processo de recuperação judicial na Itália, em maio, a empresa solicitou, no último dia 16, proteção contra falência em tribunal dos Estados Unidos. Por enquanto, não há notícias de que a medida afeterá os voos da companhia. Segundo analistas do setor aéreo, o mais provável é que a empresa seja mantida, apesar de não ter conseguido dar nenhum lucro até agora.