PRÉ-CAMPANHA

Luísa Barreto investe em almoços com Zema em restaurantes para popularizar imagem

Pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, a secretária de Estado tem como desafio se tornar mais conhecida

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 08 de maio de 2024 | 14:41
 
 
 
normal

De olho nas eleições municipais, a secretária de Estado de Planejamento de Gestão, Luísa Barreto (Novo) está investindo em estratégias de popularização da própria imagem para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. Uma das medidas, anunciada pela equipe da secretária, diz respeito a uma agenda de almoços com o governador Romeu Zema (Novo) em locais públicos. 

"O encontro de hoje foi próximo à cidade administrativa. Ao lado do governador, a secretária conversou com o vice-governador Professor Mateus sobre os próximos passos da pré-candidatura", anunciou a assessoria de Luísa Barreto, que declarou que a tendência é que ocorram outros encontros nas próximas semanas.

Destaque no partido

A pré-candidata pelo partido Novo já havia, inclusive, admitido que seu maior desafio na disputa pela PBH é o desconhecimento. Para driblar esse problema, Zema tem dado cada vez mais espaço para sua secretária em eventos oficiais do Estado. 

Desde o início do ano, época em que a pré-candidatura de Luísa Barreto foi oficializada pelo partido, ela tem sido escalada para ser o "rosto" do governo de Estado em algumas situações. Foi o caso do Carnaval de Belo Horizonte, quando a secretária chamou atenção por participar de coletivas de imprensa e anúncios sobre a folia, mesmo quando o assunto fugia do escopo de sua pasta. 

Luísa Barreto também recebeu atenção especial do partido durante encontro anual do Novo, que reuniu filiados e pré-candidatos de todo o estado. Apesar de não ter tido um momento específico para sua fala, a secretária foi convidada a subir ao palco pelo próprio governador, que não poupou elogios a ela. 

Apoio de Zema 

O apoio do governador Romeu Zema, entretanto, foi duvidoso em alguns momentos. Logo após o lançamento da pré-candidatura de Luísa Barreto, em dezembro de 2023, Zema declarou que ainda existia a possibilidade de o cenário mudar e o Novo apoiar a candidatura de outro partido. 

Em abril deste ano, o governador voltou a titubear sobre a pré-candidatura de Luísa, ao afirmar que ela só seria candidata se houvesse "viabilidade". A declaração foi feita durante um café da manhã com jornalistas. 

Contudo, uma semana depois, Zema voltou atrás em sua fala e disse que as pesquisas do partido tem mostrado que Luísa possui chances de ser eleita. Desde então, o governador tem sido visto com mais frequência acompanhado da secretária, que já começou a investir em peso na sua pré-campanha. 

Luísa Barreto já disputou a prefeitura

A secretária de Estado de Romeu Zema já tentou a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2020, pelo PSDB. Ela deixou a sigla em 2022, depois que o partido, que faz federação com o Cidadania, não quis participar da chapa de Zema e não permitiu que o jornalista Eduardo Costa (Cidadania) fosse candidato a vice-governador na chapa do Novo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!