Chuvas

União aciona Justiça contra fake news sobre o RS espalhadas por influenciadores

Ministro da Secom, Paulo Pimenta, acionou Ricardo Lewandowski para que a PF apure notícias falsas publicadas por influenciadores e políticos da oposição

Por Gabriela Oliva / Hédio Júnior
Publicado em 07 de maio de 2024 | 18:54
 
 
 
normal

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a Polícia Federal (PF) investigue propagadores de notícias falsas sobre o socorro do governo federal à população atingida pela catástrofe dos alagamentos no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (7), o ministro da Secom, Paulo Pimenta, enviou um ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pedindo providências na apuração de ilegalidades e fake news divulgadas por influenciadores digitais e políticos de direita opositores ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em 11 publicações enumeradas pelo ofício, há desinformações relacionadas à atuação do Exército e “argumentos conspiratórios de que a calamidade teria sido planejada”. Os conteúdos afirmam ainda que o governo federal não estaria ajudando a população, de que a Força Aérea Brasileira (FAB) não teria agilidade no amparo aos desabrigados e que o Exército e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estariam impedindo o acesso de caminhões de auxílio ao Estado.

“Solicito que providências cabíveis sejam tomadas pelos órgãos competentes desse Ministério, tanto para a apuração dos ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas quanto para reforçar a credibilidade e capacidade operacional das nossas instituições em momentos de crise”, diz o documento.

Mais cedo, em entrevista a setoristas do Planalto, Pimenta havia informado que a Advocacia-Geral da União também seria acionada. "Vou notificar a AGU, a PF, para que se identifique os autores das fake news. Não é tolerável, em meio a um esforço como esse, que a gente assista gente espalhando mentiras", avisou.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!