A fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica, alcançou nesta semana um marco significativo na produção do modelo XC40/EX40. Sete anos após a entrega do primeiro veículo, a marca de um milhão de unidades produzidas foi superada, consolidando o sucesso do SUV compacto premium da marca sueca.
"Estamos muito orgulhosos de ter produzido um milhão de XC40/EX40", afirma Stefan Fesser, gerente da fábrica em Ghent. "Com nossa equipe dedicada, demos continuidade à nossa estratégia de eletrificação, já tendo produzido mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo".
Pioneirismo em eletrificação
Apresentado em 2017, o XC40 foi o primeiro SUV compacto premium da Volvo e logo se tornou o modelo mais vendido da marca. Em 2020, passou a ser oferecido na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo totalmente elétrico produzido em grande escala.
Em 2024, o modelo foi rebatizado para EX40, alinhado à estratégia de simplificar os nomes dos modelos totalmente elétricos.
Sucesso no Brasil
A Volvo foi uma das primeiras operações no mundo a adotar o plano de eletrificação. Atualmente, todos os modelos disponíveis no Brasil são eletrificados. O XC40 totalmente elétrico foi o veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil em 2023.
"Nosso país já passou até a matriz em termos de eletrificação", afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. "É muito gratificante ver o XC40 chegar a marca de um milhão de unidades produzidas, e saber que mais de 4.761 destes carros estão rodando por aqui".
Estratégia global
O XC40 está entre os três modelos mais vendidos da Volvo no mundo. A marca sueca possui uma ambiciosa estratégia de eletrificação, visando oferecer uma gama completa de veículos elétricos nos próximos anos.