Em mais um passo rumo a seu lançamento, a Lecar, marca do empresário Flávio Figueiredo Assis, apresentou nesta quarta-feira (25) durante a Eletrocar Show, em São Paulo, a versão final do modelo 459, seu primeiro lançamento no Brasil. Inicialmente planejado como elétrico, o SUV chegará ao mercado como híbrido flex em 2026.
Design inspirado nos Teslas
Conforme a Lecar, o protótipo exibe linhas mais dinâmicas, com influências de fabricantes como a Tesla. Na dianteira, chama a atenção o para-choque retangular e faróis integrados em LED, que a marca descreve como "semelhantes a uma onça pintada".
Nas laterais, o modelo traz maçanetas retráteis e rodas com acabamento diamantado. A traseira tem lanternas integradas em toda a largura e teto com caimento suave.
Motorização será híbrida
A mudança para o sistema híbrido flex combina um motor 1.0 turbo da Horse (o mesmo usado no Renault Kardian e no novo Nissan Kicks no Brasil) em conjunto com um propulsor elétrico da WEG. A unidade a combustão funcionará apenas como gerador, enquanto o motor traseiro elétrico (163 cv) tracionará as rodas.
A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e autonomia de até 1.000 km com 30 L de etanol, com uma média de consumo equivalente a 33,3 km/L.
Espaço e tecnologia
Com 4,35 m de comprimento, o 459 oferece porta-malas de 530 L. Entre os equipamentos, destaque para o pacote ADAS completo, incluindo assistente de permanência em faixa e frenagem emergencial.
O modelo já está disponível para reservas por R$ 1.593 (10% do valor total de R$ 159.300). Segundo o dono da Lecar, mais de 4.500 pedidos já foram registrados, incluindo clientes internacionais.
Picape da Lecar?
A fábrica da Lecar fica em Sooretama (ES) e planeja começar suas operações em agosto. Além do 459, a montadora brasileira deve produzir a picape compacta híbrida Lecar Campo, pretensa rival da Fiat Strada, com mesmo preço e conjunto mecânico do 459.