A Citroën, uma das marcas pertencentes ao Grupo Stellantis, lançou nesta quarta-feira (2), o utilitário-esportivo Basalt. O modelo é o terceiro integrante do projeto C-Cubed, que preconizou a renovação da linha na marca francesa. Depois do compacto C3 e do crossover C3 Aircross, chegou a vez é do novo SUV cupê, o primeiro da Citroën na América do Sul.

O Citroën Basalt chega ao mercado quatro versões com preço a partir de R$ 89.990. Em duas de suas quatro configurações, o Basalt usa a mesma plataforma CMP de seus dois modelos irmãos. O conjunto motor/câmbio também é igual ao Fiat Fastback, mas a proposta se diferencia em relação à oferta de equipamentos, o que possibilitou um preço mais acessível. 

Preços e versões do Basalt: 

  • Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390

Pacote recheado 

Contudo, isso não quer dizer que o francês recém-chegado seja espartano em sua oferta de itens de série, muito pelo contrário. Uma longa lista de equipamentos em todas as versões fazem parte do pacote, que inclui retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, além de monitoramento inteligente da pressão dos pneus.

O painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré) completam o pacote.

Versões do Basalt

A gama será composta por três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, que serão complementadas pela série especial de lançamento First Edition.

O modelo de entrada na linha Basalt traz o motor Firefly 1.0 aspirado, de três cilindros, que gera 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm, quando abastecido com etanol. A transmissão é manual de 5 marchas.

As duas opções seguintes e a série especial são empurradas pelo propulsor T200, 1.0 turbo, com potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT, que simula 7 velocidades, todos produzidos pela Stellantis no Polo Automotivo de Betim (MG). 

Edição de lançamento

A marca Stellantis mostra personalidade ao adotar também para a marca Citroën uma edição de lançamento, ativação muito conhecida nos modelos da fabricante coligada Fiat.

O Basalt First Edition terá diferentes elementos de design e a exclusiva cor Branco Nacré Perolizada, única da versão. O visual diferenciado continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera, logotipos alusivos à versão nas portas dianteiros e um exclusivo elemento na cor preta unindo as lanternas traseiras.

O interior conta com pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bi-tom, na cor Gray Smart, e teto totalmente escurecido. As vendas do inédito Basalt, que tem 3 anos de garantia, começaram nesta quarta-feira (2) em toda a rede de concessionárias Citroën do Brasil.