A Stellantis deu início à produção do Citroën Basalt na planta de Porto Real (RJ), completando sua linha C-Cubed. O SUV-cupê será lançado em outubro e se juntará ao C3, C3 Aircross e C4 Cactus. Além disso, a fábrica já se prepara para iniciar, em 2026, a produção do Jeep Avenger híbrido, prometido como o menor SUV da Jeep.

Com a mesma plataforma CMP dos modelos da Peugeot e da Citroën, o Avenger, apelidado de "mini Renegade", deve ser mais um dos primeiros modelos eletrificados da Stellantis no Brasil, utilizando a tecnologia Bio Hybrid. 

A empresa investirá R$ 3 bilhões em Porto Real até 2030 para modernizar a linha de produção e atender à demanda de veículos híbridos e elétricos.

Com previsão de chegada para 2026 ou 2027, o Jeep Avenger já desperta expectativa como concorrente direto de SUVs compactos como Renault Kardian e o novo SUV da Volkswagen, mostrado no Rock in Rio 2024, e que teve sua primeira imagem revelada pela marca recentemente.

Lançado na Europa em 2023 com motorização híbrida e elétrica, o Avenger é cotado como substituto do Renegade no Brasil, mas a princípio, o veterano SUV seguirá convivendo com o SUV novato no país.

O novo modelo deverá ter ao menos uma versão híbrido-leve, e terá o motor 1.0 turboflex da Stellantis acoplado a uma bateria de íons de lítio de 48V, o que reduzirá o consumo de combustível e emissões de gases.

Como é o  Jeep Avenger?

Com 4,08 m de comprimento, o Avenger é o menor SUV já lançado pela Jeep. Ele mantém a identidade visual da marca, com faróis quadrados integrados à tradicional grade de sete barras.

Embora o design remeta ao Renegade, o Avenger é mais moderno, com traços suaves e menos retrô, além de um interior sofisticado com painel digital e multimídia com tela flutuante.

Na Europa, o SUV compacto é vendido com motor 1.2 turbo de 136 cv a gasolina ou 100% elétrico com 156 cv. No Brasil, a expectativa é que o Avenger híbrido-leve chegue com motor de 160 cv e tração 4x4, além de uma caixa automática de sete marchas e dupla embreagem, chamada de e-DCT.

Linha híbrida da Stellantis no Brasil

Além do Avenger, a Stellantis planeja trazer ao Brasil outras tecnologias híbridas e plug-in, como na próxima geração do Jeep Compass e Commander. O Bio-Hybrid Plug-in contará com motor de até 44 kW e bateria de 12 kWh, prometendo eficiência e potência para o mercado nacional.